Como Sair da Inadimplência
Por: Nivea Carmo • 5/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 543 Palavras (3 Páginas) • 101 Visualizações
Dicas de como sair da Inadimplência
[pic 1]
Consulte seus débitos pendentes
Hoje tanto o SPC quanto o Serasa disponibilizam a consulta online gratuita para que você verifique se seu CPF está incluído na lista de inadimplentes.
[pic 2]
Faça o primeiro contato com os credores
Sabendo onde estão suas dívidas, entre em contato com cada um dos credores para descobrir qual o valor para quitar cada uma delas, lembre-se que você deve considerar o montante todo e não apenas a parcela que sujou seu nome.
[pic 3]
Não aceite a primeira proposta
Ouça com atenção a proposta de cada um dos credores para quitar sua dívida integral à vista e também a prazo. Anote os valores, e não feche acordo por enquanto. Diga que você vai fazer as contas para elaborar uma contraproposta que caiba no seu orçamento.
[pic 4]
Faça as contas e se planeje
Agora é hora de olhar para todas as suas despesas mensais. É importante fazer uma relação de todas as contas a pagar e receber para que saiba quanto da sua receita pode ser comprometida pagando a dívida.
[pic 5]
Faça uma contraproposta
Agora que você já sabe quanto pode comprometer do seu orçamento para pagar dívidas, analise credor por credor. Se você puder pagar alguma dívida à vista (com ajuda de algum familiar por exemplo), prefira essa opção para ganhar desconto nos juros.
Se não, pegue o valor de quitação à vista informado pelo credor e verifique o número de meses de que você precisa para conseguir pagar aquele valor de parcela que cabe no seu bolso. Faça uma proposta com juros menores do que o que você paga hoje. Os juros cobrados no crédito consignado podem ser uma boa referência.
Seja paciente[pic 6]
Muito provavelmente a instituição financeira não aceitará sua contraproposta de primeira. Entre em contato com os credores todos os meses e reapresente sua proposta, enfatizando que é a que cabe no seu orçamento e que não adianta nada você se comprometer a pagar um valor maior e não conseguir honrá-lo. Uma boa dica é ir guardando na poupança o valor que você usaria para pagar as parcelas do empréstimo enquanto não consegue fechar o acordo.
Cumpra o combinado[pic 7]
Quando sua contraproposta for aceita, faça de tudo para cumpri-la. Mantenha o controle firme das suas despesas mensais e pague as parcelas em dia. Depois do pagamento da primeira prestação, a instituição financeira tem até cinco dias úteis para solicitar a retirada do seu nome do cadastro de inadimplentes. Vale checar periodicamente no portal do SCPC e do Serasa.
Comece a poupar[pic 8]
Seu orçamento estará comprometido com as parcelas da dívida renegociada, mas você pode tentar economizar nas contas do dia-a-dia para conseguir guardar um pouco de dinheiro por mês. Não importa tanto o valor, visto que sua prioridade financeira agora é quitar as dívidas, mas sim criar o hábito da poupança para quando você estiver com o orçamento menos apertado.
Crie uma reserva de emergência[pic 9]
Todo esse dinheiro que você conseguir poupar deve ser colocado na poupança com o objetivo de formar no médio prazo sua reserva de emergência, um colchão financeiro para os imprevistos da vida. Quando você acabar de pagar a dívida, o mesmo valor das parcelas deve ser depositado na poupança também para acelerar a formação da reserva de emergência.
...