Contabilidade Publica
Por: Elvira Lata • 1/6/2017 • Abstract • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
BACHAREL EM ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA
SEMINARIO INTEGRADOR
NAUM PINHEIRO V. DE MATOS
1ª VA – Diga quais disciplinas você já pagou no curso BAP, escolha 3 delas e tente relacionar os conteúdos num texto dissertativo de no mínimo 2 páginas. Você deverá fazer uma integração entre os conteúdos da disciplina
O curso de bacharel em administração pública oferecido pela UFRPE nos entrega uma gama de disciplinas e oportunidades de vivenciar os valores da gestão pública. Na experiência de apenas 6 meses vivida pelo autor deste texto dentro do curso em questão o mesmo pode identificar a coerência que as disciplinas de Contabilidade, Controle Interno e Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público tem entre si.
Ao adentrar na instituição através do processo seletivo extra vestibular no semestre 2016.2 o autor do texto vivenciou apenas um semestre letivo desde seu ingresso, até então cursando seis disciplinas, Filosofia e Ética, Contabilidade, Gestão e Elaboração de Projetos, Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público, Negociação e Arbitragem e Controle Interno. A partir destas experiências foi possível encontrar relação entre as disciplinas de Contabilidade, Controle Interno e SIC (Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público).
Observou-se que a contabilidade por si só já é um tipo de ferramenta do Controle Interno, portanto isso já justifica sua importância e sua integração entre estas disciplinas, porém com a presença do conhecimento de SIC (Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público) a maneira de gestão do Controle Interno a partir da Contabilidade torna-se mais eficiente. Citando técnicas envolvidas na Tecnologia da Informação para este fim podemos exemplificar a criação de sistemas integrados (ERP) entre toda empresa auxiliando assim as atividades da equipe de contabilidade, do setor financeiro e da diretoria. A função do Controle Interno no setor público é garantir que as informações, financeiras, econômicas e patrimoniais da empresa pública, ministério, município, estado ou União sejam fieis a realidade atual, ou seja, a contabilidade é um dos principais braços para esta atividade.
Na disciplina de contabilidade aprendemos as técnicas de balanço patrimonial, demonstrações de resultado, fluxo de caixa além das diferentes legislações que regem as atividades do contador e isso pode ser aplicado a vida do gestor público que trabalha com controle interno assim como a participação dos sistemas de informação na vida deste gestor que está diretamente ligada ao resultado que ele trará a organização. Já na disciplina de Sistemas de Informação aprendemos a importância das informações organizacionais e isso tudo se aplica ao que o Controle Interno defende e na sua busca por garantir a verdade nas informações, e com a contabilidade sendo umas das ferramentas para garantir todos esses objetivos.
A prioridade de um curso superior que envolve a gestão de montantes financeiros, marketing, pessoas, estoques e afins antes de tudo é a formação humana como cidadão responsável pelos seus atos e que foca em servir a organização e a sociedade em que se está inserido, daí então a importância de integrar as demais áreas de conhecimento
Portanto, foi notado que as disciplinas envolvidas na grade curricular do curso de Bacharel em Administração Pública oferecido pela UFRPE estão sempre interligadas, seja nas áreas das ciências humanas como a Filosofia e Ética (que rege toda a base para o código de honra do administrador) como também nas disciplinas de ciências exatas. É fundamental o gestor público ter as diferentes visões de conhecimento oferecidos durante o curso. Na experiência de seis meses dentro do curso o qual o autor do texto passou mesmo as poucas disciplinas cursadas já foram a base para que esse conhecimento seja difundido, e o mais importante, a mensagem de que o curso é muito abrangente foi transmitida com sucesso.
2- Leia os textos anexados e faça uma resenha crítica (mínimo de 2 páginas) sobre os direitos autorais no EAD.
O direito autoral no EAD é palco de diversas discussões acerca do crédito ao autor, porém é válido lembrar que o principal objetivo da informação quando se tange ao conhecimento é atingir e educar o maior número de pessoas não importando a posse da criação de tal informação. Fóruns, opiniões, críticas e debates sobre determinado conteúdo utilizando obras de outros autores enriquecem o aprendizado logo então são benéficos principalmente aos estudantes que são os maiores favorecidos pelo sistema de aprendizagem a distância.
...