Desafio profissional adm 1º semestre
Por: Crizan Freitas • 22/5/2015 • Monografia • 1.648 Palavras (7 Páginas) • 625 Visualizações
[pic 1]
Polo de Apoio Presencial Rio Claro-MEC 24.115 (SP)
Cursos: Administração e Ciências Contábeis
Atividade Avaliativa: Desafio Profissional 1ºBimestre
DISCIPLINAS:
Empreendedorismo: Prof.ª Ma. Renata M. G. Dalpiaz.
Comportamento Organizacional: Prof.ª Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
Professor Presencial: Profº Especialista Érleson Pereira
ALUNOS RA
Crizan Cesar Rodrigues de Freitas – RA: 2855182340
Edilaine Ambrósio Rodrigues – RA: 2871853814
Eliana Pereira Medeiros da Silva – RA: 2868949628
Pamela Ohana da Silva Soares – RA: 2854181852
Richard Norberto Pedro da Silva – RA: 1918126562
Rio Claro, 16 de Abril de 2015.
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................................3
Desenvolvimento........................................................................................................4
Diagnóstico da empresa.............................................................................................4
Análise SWOT............................................................................................................6
Diagrama da Analise SWOT.......................................................................................7
Proposta de Solução...................................................................................................8
Conclusões Finais.......................................................................................................9
Referências Bibliográficas.........................................................................................10
Perfil dos Negociadores
A produtora Mundial Music é uma conceituada empresa no ramo de gravação musical, com produções de grandes sucessos, e parcerias com artistas renomados no Brasil e América Latina, encontrou bairro de classe média chamado Esperança localizado na cidade de Rio Claro um ambiente tranquilo a oportunidade de expandir sua atuação no mercado Brasileiro e captar novos talentos porem, vem encontrando resistência dos moradores do bairro para concretizar sua instalação.
A fim de resolver o conflito e garantir sua expansão sem preocupações, Jorge Andrade, estrategista de negócios, com grande experiência em negociações em meio a conflitos, entrou em negociação com a associação de moradores do bairro esperança liderada por Carlos Henrique, formado em administração, com grande poder de persuasão e cheio de argumentos em defesa de seu bairro. A associação se defende com a teoria de que sendo uma população pacata e conservadora; esperança não comportaria uma gravadora como Mundial Music, pois traria insegurança para o local, tiraria o sossego com o barulho e o transito que já é precário ficaria pior com a movimentação intensa na região.
Esperança é um bairro tranquilo e seus moradores prezam pela liberdade e convívio familiar e pela segurança. A instalação da produtora no bairro caminharia contra esses valores prezados por todos.
DESENVOLVIMENTO
Uma falha comum dos pequenos empresários é a falta de informação sobre sua concorrência, fornecedores, localização e principalmente seu público alvo. Um bom Marketing é decisivo para o sucesso de um novo negócio ou em expansão, entretanto , mais do que divulgar, o empresário tem que entender o mercado que deseja atingir, deve conhecer seu publico; onde ele está? Do que ele gosta? Qual idade? O empresário de sucesso não espera que o boca-a-boca garanta seus almejados resultados.
Embora não exista uma causa única para justificar o fechamento de um negócio, um conjunto de erros e fatores influencia a caminhada da empresa e sua permanência no mercado. Todos os aspectos ponderados acima nada mais são do que a formação de um Plano de Negócio. Deve – se estudar tudo que envolve o empreendimento, quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, seu publico, enfim, maiores serão suas chances de sucesso.
DIAGNÓSTICO DA EMPRESA
Assim como há o empenho da iniciação do negócio, como toda empresa em desenvolvimento, há também os imprevistos ao longo do trajeto, o que leva muitas pessoas a assumir a responsabilidade, gerenciamento e gestão do estabelecimento sem uma preparação ou treinamento adequado.
No caso do restaurante Polonês “SMAK”, situado no município “VALE DA FELICIDADE”, avaliado no trabalho elaborado, a respectiva dona do estabelecimento Dona Irena, tem se sobrecarregado, por não ter um mínimo de treinamento adequado para delegar funções aos seus colaboradores, após o falecimento do seu esposo, ela se viu em uma “saia justa” para levar o nome de seu restaurante à frente.
Vejamos algumas conclusões referentes a este estabelecimento:
- O fato de Dona Irena, gerenciar todos os setores de sua empresa, mesmo pequena, tem deixado algumas tarefas a desejar, até aquelas consideradas simples. Ela acompanha tudo de perto, assumindo para si todas as responsabilidades e tarefas, que poderiam ser divididas com outras pessoas, mostrando assim, uma falta de confiança, ou de preparo, em delegar alguns cargos aos seus colaboradores.
- Um dos funcionários contratados para auxiliar Dona Irena foi admitido, não apenas por necessidade, mas sim por “pena” de deixá-lo desempregado e com problemas de saúde, revelando a ausência de uma seleção mais refinada de funcionários, a fim de contratar os funcionários mais preparados para auxilia – lá.
- O funcionário que seria capacitado para a função que exerce no restaurante, não pode ter suas próprias idéias de culinária, pois ele é restrito ao cardápio de Dona Irena. A insegurança e o apego a tradição faz com que deixemos de experimentar algo diferente, não trazendo inovações ao negócio e deixando – o estagnado num mundo de constantes transformações.
- Não houve um treinamento para que seus funcionários, tanto para exercerem suas funções quanto para atenderem seus clientes da melhor forma possível.
- As contas e as compras do restaurante têm sido um grande problema para Dona Irena, que sem alguma instrução em administrar e gerenciar seu negócio, acaba deixando passar alguns pontos importantes que deveriam ser prioritárias para o desenvolvimento da empresa.
- Apesar de ser um restaurante turístico, só são servidas comidas típicas da região polonesa, o que na verdade não seria o grande problema, mas talvez uma variação e inovação no cardápio fossem de grande ajuda para atrair clientes. Com um cardápio de forma tradicional, escrito à mão e em língua polonesa, o restaurante não tem conseguido atrair nem mesmo fidelizar clientes, uma reformulação no cardápio, uma novidade, mínima que fosse sem quebrar sua identidade, atrairia mais clientes.
- Como não há Marketing do produto, não há retorno financeiro, portanto há limitação para uma possível reforma “Externa e Interna”. Na venda de um produto é necessária a propaganda, o ser humano carente por novidade, movido à curiosidade, precisa ser estimulado. Se o produto não causa “vontade”, não vende.
- O fato de uma empresa de pequeno porte ter dois funcionários trabalhando todos os dias, em todos os horários, gera altos custos e pouca rentabilidade.
Análise SWOT
A análise se fundamenta em aspectos internos e externos ressaltando seus fatores positivos, sendo estes as forças e as oportunidades da organização, e negativos que são baseados nas fraquezas e ameaças.
...