Devoluções de compras e vendas
Por: nicolas166 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 517 Visualizações
DEVOLUÇÕES DE COMPRAS E VENDAS
As devoluções de compra devem ser lançadas negativamente, na coluna das entras, para anula-las, nunca se deve lançar na coluna das saídas. Na coluna de saídas são lançadas apenas as vendas.
Devolução de venda (quando o cliente rejeita a mercadoria) é representada como re-entrada dessa mercadoria no estoque.
As devoluções de vendas devem ser lançadas negativamente na própria coluna de saídas, nunca na coluna de entrada.
Caso se lançasse uma devolução de vendas na coluna das entradas, isso afetaria o valor das compras liquidas do período, afetando também o valor da conta de custo das mercadorias vendidas, por um valor maior, uma vez que parte das vendas seria anulada.
ABATIMENTO SOBRE COMPRAS E SOBRE VENDAS
O abatimento sobre compras ou sobre vendas é uma redução no seu custo, que pode ter sua origem em.
∙Diferença de preço
∙Problema de qualidade do produto
∙Quantidade em desacordo com o pedido ou com a nota fiscal que acompanhou a mercadoria
O abatimento sobre compras, como é uma redução apenas no seu valor, sem alterar a quantidade, deve ser lançado negativamente na coluna valor, o que afetará o custo unitário, reduzindo-o.
O abatimento sobre vendas, por tratar de redução da receita bruta das vendas –o que causará uma redução no valor total da receita bruta-, não deve ser lançado na ficha de estoque.
IMPOSTOS INCIDENTES SOBRE MERCADORIA
Os impostos IPI(imposto sobre produto industrializado) e o ICMS(imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), destacados nas notas fiscais, contribuem para o PIS(programa de integração social) e COFINS(contribuição para financiamento da seguridade social), são considerados não cumulativos, ou seja, eles se abatem em cada nova operação que os refira, o montante do imposto e da contribuição que foi pago na operação anterior.
...