Dificuldades na contratação de mulheres
Por: farol_renata • 4/8/2019 • Artigo • 399 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Tema: Dificuldades na contratação de mulheres
Justificativa:
A Schlumberger (SLB) é uma empresa fornecedora de tecnologia para perfuração, produção e processamento de reservatórios para a indústria de petróleo e gás, atuando em mais de 85 países e empregando aproximadamente 100.000 pessoas oriundas de mais de 140 nacionalidades.
Elegemos a SLB como case de sucesso para este desafio, pois como a Argo Menthor, ela foi construída com foco em liderança, ciência e inovação, tem como visão ser pioneira no mercado onde atua. Tem valores focados em pessoas, tecnologias e lucro; sem perder o foco na integridade, pensando na responsabilidade e honestidade, além do compromisso com os mais altos padrões para a saúde e segurança de seus funcionários, clientes e contratados, bem como para a proteção do meio ambiente nas comunidades em que vivem e trabalham. Inclusive criaram a Fundação Schlumberger, com foco principal no apoio a ciência e a educação tecnológica voltada a soluções para humanidade. Reconhecendo a ligação entre ciência, tecnologia e desenvolvimento socioeconómico e apoiando diretamente a entrada das mulheres neste nicho de mercado.
A SLB contratou a primeira mulher, há exatos 41 anos e, desde então, vem confirmando que a diversidade traz uma infinidade de ideias e perspectivas que tornam o ambiente de trabalho mais dinâmico e proporciona à empresa uma vantagem competitiva. Assim um dos seus pontos mais fortes é a diversificação do seu quadro de colaboradores, composto de homens e mulheres de diversas nacionalidades e formações, trabalhando juntos e compartilhando objetivos comuns. Sua estratégia visa atrair e reter os melhores desempenhos profissionais em todo o mundo, cujas variedades de perspectivas - gênero e cultura - estimulam a criatividade e a inovação.
Por considerar seus funcionários como seu principal ativo, a Schlumberger ajustou suas estratégias de recrutamento, retenção e mobilidade de seus colaboradores, incentivou práticas de emprego mais justas em todo o mundo, ofereceu oportunidades isonômicas a todos os seus empregados, com especial foco no aumento de mulheres de toda parte do mundo em seu quadro de colaboradores, colocou em prática diversos projetos com o intuito de proporcionar um ambiente mais confortável para o gênero feminino. Hoje, a empresa colhe os frutos destes projetos: tornou-se mais atraente para mulheres, agora integradas em todos os níveis profissionais, incluindo os altos cargos administrativos.
Aliado ao fato de que, por ser uma empresa global, a Schlumberger não possui uma “nacionalidade” no que tange à sua característica cultural, o que colaborou no desenvolvimento profissional transcultural.
...