EMOÇOES E AFETOS NO TRABALHO: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO
Por: Bruno Cesar • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
EMOÇOES E AFETOS NO TRABALHO: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO
Nessa parte diz que emoção e afeto são manifestações psicológicas. Existe duas tendências nesse campo de estudo, uma com foco mais no emocional, por exemplo, raiva e alegria. A outra tendência mais voltada para a afetividade, ou seja, atitudes e competências. Segundo essas duas tendências comentadas acima existem 4 partes sobre a utilização destes conhecimentos. A primeira parte é voltada para tomada de decisões, que diz que com emoções positivas os processamentos são mais automáticos, com menos esforços. E já quando a é emoção negativa tende a fazer mais esforço para fazer qualquer processamento. Já na segunda parte comenta-se que se o supervisor estiver de bom-humor que provavelmente a sua equipe terá um desempenho melhor. Isso ocorre pelo fato do emocional do líder, que comove os outros funcionários e leva a um desempenho maior. Seguindo para a terceira, em uma empresa o essencial é a preservação do bem-estar pessoal dos funcionários e também na qualidade do vínculo organizacional que seria o comprometimento da organização e o suporte necessário. Já na última parte das aplicações no trabalho, temos a falta de prática dos profissionais de psicologia. A falta de conseguirem uma resolução do problema eficiente na empresa que poderiam ajudar no entendimento de emoções e afeto no trabalho que nos últimos anos tiveram um grande aumento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Depois de discutirmos sobre as principais funções das emoções na vida humana, em seguida entramos na parte do conceito de trabalho emocional e o surgimento da psicologia positiva. Incluímos também uma classificação dos estudos das emoções no trabalho, após essa discussão entrará nas diferenças entre emoções, sentimentos, humores e temperamento. Para deixarmos o leitor mais situado comentamos também sobre a tristeza e alegria que ativam um núcleo afetivo que pode gerar emoções positivas e emoções negativas. Subsequente apresentamos 4 níveis de análise: individual, relacional, grupal e organizacional, especificando cada um deles.
Falamos sobre as 3 condições ambientais: condições físicas, sociais e temporais e comentamos sobre o Burnout no bem-estar.
Para finalizar apresentamos 4 caminhos para a aplicação prática de emoções e afetos inseridos no trabalho e o que cada um deles gera na organização.
...