ESTUDO STARBUCKS
Por: Ricardo Uequed • 1/6/2017 • Artigo • 1.494 Palavras (6 Páginas) • 317 Visualizações
Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez, norteada por esta missão a Starbucks se destaca no mercado de varejo de café, com mais de 15 mil lojas em 50 países, a Starbucks é a mais importante empresa mundial de torrefação e venda de café especial. Utilizando como estratégia competitiva a diferenciação a empresa introduziu nos consumidores uma necessidade que não existia, um bom café em um ambiente acolhedor possibilitou uma nova experiência aos clientes, transformando um simples habito de tomar café em um evento social.
Bem mais do que vender café, a Starbucks se destaca com o compromisso social e ambiental que possui com os funcionários, fornecedores, comunidade e meio ambiente, tratando todas as questões do seu negocio de forma humana, no melhor sentido da palavra, respeitando todos de maneira igual.
Vamos analisar os 8Ps da estratégia adotada pela Starbucks;
Produto
A empresa é, como ele mesma se denomina, “apaixonada” por obter os mais refinados grão de café, sempre de forma ética, e realizar a torrefação destes grãos com muito cuidado, oferece atualmente em suas lojas, além de cappuccinos, cafés e derivados, inúmeros itens de alimentação (como cookies, muffins, sanduíches, bagels, donuts, salgados, bolos, entre outros). Mas o produto da Strabucks é mais do que a venda de cafés, seu maior serviço é a experiência proporcionada, a sensação produzida pelo ambiente acolhedor e moderno, com poltronas e sofás confortáveis, acesso a computadores ou conexão WiFi, em algumas unidades salas de música para gravação e compra de CDs. O sucesso dos CDs foi tanto que a empresa passou a lançar faixas exclusivas e também criou um selo próprio, chamado STARBUCKS HEAR MUSIC, com artistas exclusivamente contratados
Além disso, nos últimos anos a marca tem ampliado sua presença em grandes redes varejistas com inúmeros produtos, como por exemplo, cafés em grãos ou moídos, cafés instantâneos e inúmeras bebidas prontas para beber a base de café e chá.
Preço
Quem iria pagar até oito vezes a mais do que o valor convencional por como de café? Para responder este questionamento a Starbucks agrega ao preço do seu produto: a qualidade dos grãos – cooperado para que seus fornecedores produzam de forma sustentável, cuidando do meio ambiente e consequentemente alcancem os níveis de um café de alta qualidade; o ambiente e estrutura das suas lojas – locais onde o cliente pode desfrutar o seu café com conforto e acesso à internet; qualidade no atendimento- os colaboradores estão em constante treinamento para sempre propiciar ao cliente o melhor e mais acolhedor atendimento.
Praça
Segundo o livro “ Estratégia Starbucks” todos os dias são abertas entre cinco a sete lojas Starbucks no mundo, sendo lojas especificas da própria companhia, pois acreditam que não é possível construir uma marca forte em torno de franquias. A marca se tornou um fenômeno cultural o que atrai os consumidores como se a loja fosse um ponto turístico da cidade, criando a praça.
Promoção
Se tem uma empresa que valoriza o ser humano e a emoção, ela é a Starbucks. Como disse seu fundador: “Não estamos no ramo de café para servir pessoas, estamos no ramo de pessoas para servir café”. A empresa se encontra entre as mais fortes do mundo e é a única em investir mais em treinamento do que em propaganda, embora seja quase impossível mensurar o impacto financeiro real desta iniciativa é visível à satisfação dos clientes em serem atendidos por um funcionário bem-informado, acolhedor, autêntico, atencioso e envolvido com a empresa e a comunidade.
Pessoas
A ambição de Schultz era de que todos os funcionários fossem tratados de igual maneira e respeitados por todos, para isso implantou à cobertura de saúde abrangente e um forte plano de opção de ações. Estes movimentos impulsionaram lealdade o que levou a baixa rotatividade . Em pesquisa realizada com o colaboradores demostrou que 75% estavam satisfeitos com o ambiente de trabalho e que a empresa entende que todos são seres humanos, que quando alguém está triste, nervoso ou com problemas, os próprios superiores “sentam para conversar” e tentam ajudá-los da melhor maneira possível, uma vez que todos possuem problemas. Para se ter uma noção, há até uma férias de 15 dias que é dada para quem é pai/mãe de filho adotivo. O constante investimento em treinamento e capacitação também demostram a valorização que a Starbucks tem em seus funcionários.
Physical Evidence
Como relata um artigo da Corporate Design Foundation (organização de pesquisa e educação sem fins lucrativos que se dedica a melhorar a eficiência das empresas): “A sensação produzida pela Starbucks é motivada não apenas pela qualidade de seus produtos, mas por toda a atmosfera que envolve a compra do café: amplidão do espaço, painéis de preço interessantes, o formato do balcão, a limpeza das tábuas de assoalho. O que a Starbucks reconheceu muito antes de seus imitadores é que a arte de vender café no varejo vai muito além do produto.Os detalhes de toda a experiência são muito importantes... Cada detalhe – de guardanapos a embalagensde café, de fachadas das lojas a assentos de janela, de relatórios anuais a catálogos para pedidos por reembolso postal, de tampos de mesas a garrafas térmicas – parece refletir as raízes legítimas e estruturais da empresa”
Hoje em dia, cada loja nova ou reformada segue um destes quatro conceitos de design:
● Heritage: cafeterias que refletem as raízes mercantis da primeira loja no histórico Pike Place Market de Seattle, com chãos gastos de madeira, concreto manchado ou azulejos, bancos de metal e iluminação inspirada em fábricas. Grandes mesas comunitárias, club chairs e venezianas de madeira evocam uma atmosfera de virada do século passado.
● Artisan: lojas que ecoam o passado industrial dos mercados urbanos, buscando inspiração no modernismo dos anos de 1930. Este tema celebra materiais simples, como vigas de aço expostas, paredes de alvenaria, vidro de batente de fábrica e madeiramento polido à mão, em um lugar para encontros criativos ligados à cultura e às artes.
...