EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE PICCHI (1993).
Por: Paulosantosro • 21/3/2016 • Artigo • 416 Palavras (2 Páginas) • 2.189 Visualizações
Evolução da gestão da qualidade PICCHI (1993).
Das abordagens de diversos autores, dentre os quais: JURAN; GRYNA (1988), JURAN (1990), JURAN;GRYNA (1991), TOLEDO (1987).
Evolução histórica da gestão de qualidade
As formas da gestão da qualidade vem sofrendo transformações ao longo da história as quais figuram-se dois polos, de um lado a pessoa que detém o capital do outro o desejo de consumir para satisfação de suas necessidades, ou seja, o cliente consumidor.
Essas melhorias mudanças sofrem transformações, contextualizadas de acordo[a][b] com as épocas, e costumes de cada povo. Um resumo dos tópicos abaixo os norteará no entendimento a cerca das transformações ocorridas.
1 – Qualidade centrada no artesão
Toda produção centrava-se em uma só pessoa desde a compra, confecção e comercialização do produto. Nota-se ai um produto customizado, qualificado com uma carga de custo para confecção alta.
2- Qualidade Centrada no supervisor
A necessidade de produção faz-se necessário uma descentralização das atividades com a finalidade de produção maior. A transformação da descentralização da produção tem como importância e referência a pessoa Taylor no final do século XIX e começo do século XX.
3- A qualidade centrada no inspetor
A quantidade era importante porém havia muitas perdas logo aparece a inspeção da produção, juntamente, com a necessidade de um controle estatístico. Esta estratégia advém de experiências com sucesso da 2ª guerra mundial, o processo passa a ser visto de forma global. Desde um local adequado como as especialização dos profissionais de cada departamento. Todas essas transformações têm como propulsor os Estados Unidos com a complexidade exigida na produção dos produtos. Dentre pessoas importantes figura-se a pessoa de Juran que publica seus conhecimentos da engenharia de qualidade, e apresenta seus conceitos de custo da qualidade.
4- Todos os programas de aprimoramento da qualidade são importantes no aprimoramento da qualidade do produto isto acontece nos anos de 1961-62. Nesta época surge Crosby que enfatiza aspectos da gestão de relações humanas.
5- Juran, Deming e Feigenbaum levam para o Japão o controle estatístico, tendo um grande movimento neste pais em que o estudo não se limitava, somente, à engenharia como também psicologia, sociologia, economia, informática e ciências jurídicas...
O ocidente por ter peculiaridades particulares no que diz respeito aos seus costumes tradicionais de disciplina foi enriquecedor na garantia da qualidade que tem como principais ações:
- A priori: organização de medidas (planejamento, prevenção);
- Durante a implementação: “controle do controle” (procedimentos para garantir que os controles planejados estão sendo realizados);
- A posteriori: Demonstração de que todos os procedimentos estão e foram postos em prática (documentação).
...