Fichamento Estudo de Caso de Harvard: Amazon, Apple, Facebook e Google
Por: Charlise Weber Guerra • 26/4/2019 • Resenha • 804 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Charlise Weber Guerra
Trabalho da disciplina: Consultoria Empresarial
Tutor: Prof. Jonas da Silva Abreu
Santa Maria- RS
2019
Estudo de Caso de Harvard: Amazon, Apple, Facebook e Google
Referência: JOHN DEIGHTON N, LEONORA KORN FELD, Harvard Business School, 51 4- P07, 12 de dezembro de 2013.
Começou-se a falar em internet na década de 1950, quando a mesma surgiu para ser um projeto de defesa, e não como uma ferramenta de comunicação. Nesse projeto de defesa o intuito era utilizá-la para criar-se um sistema de alerta par as bombas nucleares. A mesma evoluiu para projetos de pesquisas do departamento de defesa e só em 1995 quando o governo a privatizou que começou-se a falar em inovação para marketing, para o compartilhamento da informação.
Naquele cenário, a empresa Google estava dominando a propaganda, a empresa Amazon líder de varejo, as redes sociais lideradas pelo Facebook e Apple abrilhantando o mundo dos dispositivos.
Com o avanço dos recursos da internet, essas empresas começaram a disputar mercado, Google Play, uma ferramenta da Google em compra de aplicativos começou a desafiar a Amazon em indicativos de vendas. Apple e Google cresciam desapontadamente o mercado dos smartphones.
No começo de 2013 a Amazon se destacou no mercado, pois sua receita anual já era de U$57 bilhões, tornando a empresa cada vez mais lucrativa devido aos seus principais lançamentos de navegação, Nescape e Yahoo!. Não contente com esse crescimento, foi pioneira em fazer uma parceria com seus fornecedores, lançando a rede de propagandas =, que consistia em uma ferramenta que o usuário se navegasse no seu site e mostrasse interesse sob algum determinado produto e não efetuava a compra do mesmo, seu navegador seria marcado com um cookie para que em outro momento o produto apareceria e continha uma oportunidade de compra.
Com o crescimento da plataforma de buscas Yahoo! que apresentava e-mail e notícias, portais e anúncios, a Google foi escolhida pela Yahoo! Para se tornar seu mecanismo de pesquisa mais utilizado, com novos dados, maior fluxo de buscas, vender propagandas a um nicho específico de consumidores e também palavras-chaves. A Google inovou em seus serviços e passou a oferecer ferramentas de e-mail ( Gmail), de foto (Picasa), de organização ( Google Agenda), e também a grande sacada, a compra do Youtube. Posterior a essas aquisições, lançou o sistema operacional para telefone móvel, o chamado sistema Android presente até hoje em todos os smartphones do mundo, exceto os que são da marca Apple.
...