Fichamento de Estudo de Caso
Por: janafmoraes • 23/5/2016 • Resenha • 572 Palavras (3 Páginas) • 1.325 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Janaina Fernandes de Moraes
Trabalho da disciplina Mercado Financeiro e de Capitais
Tutor: Prof. Claudio Cavalcanti de Carvalho
Belo Horizonte
2016
Estudo de Caso : Clarkson Lumber Company.
Clarkson Lumber Company.
REFERÊNCIA: Thomas R. Piper – 2012-P01 – Octubre 29, 1996.
A Clarkson Lumber Company foi fundada em 1981, como uma parceria entre o Sr. Clarkson e seu cunhado, Henry Holtz. Em 1994, Sr. Clarkson comprou a participação do Sr. Holtz para ser paga entre 1995 e 1996 e dar tempo ao Sr. Clarkson de conseguir o financiamento necessário.
A Clarkson Lumber apresentava bons lucros, mas estava com falta de ativos disponível, além de ter aumentado seu grau de endividamento com a compra da participação do ex-sócio. Apesar de a empresa apresentar muitas características boas e promissoras precisa se capitalizar para pagar empréstimos, estoques e suprimentos, conforme comparação de dados da figura 1 e 2.
A empresa precisou então aumentar seu empréstimo no Banco Nacional Suburbano, mas não poderia ultrapassar o limite de empréstimo imposto e ainda o banco estava exigindo garantias pessoais do Sr. Clarkson.
A empresa distribuía molduras de compensado, portas caixilhos, e fazia consertos e tinha bom volume de vendas. Apesar da desaceleração econômica as expectativas eram boas para a empresa.
O Sr Clarkson não queria fazer garantias pessoais e resolveu negociar com outros bancos. Iniciou negociação com o banco Nacional Company. O banco Nacional começou uma investigação habitual para concessão de crédito. Analisando os números da figura 1 e 2 e exemplos de estatísticas de algumas madeireiras na figura 3 verificamos que os números apontam para a falta de dinheiro na empresa. O fluxo de caixa diminuiu porque a empresa estava levando mais tempo para obter o dinheiro de clientes. O retorno sobre as vendas também caiu e estava abaixo da média da indústria madeireira, mas conforme verificado pelo banco as vendas e os lucros estavam aumentando a cada ano.
O banco nacional deu atenção especial à posição de endividamento e ao quociente de liquidez da empresa e notou que o mercado estava preparado para os produtos da empresa e a previsão era favorável. A empresa operava de forma conservadora com controle cuidadoso das despesas operacionais, e a estrutura física era enxuta e proporcional ao negócio.
O índice de endividamento tinha aumentado e estava mais que o dobro da média da indústria, mas a Clarkson necessitava do empréstimo para aproveitar os descontos de compras e quitar a dívida com o ex-sócio.
Todas as referências pedidas
...