Fichamento de Estudo de Caso
Por: Adriano Rosa • 23/10/2018 • Resenha • 686 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Michele Oliveira Pereira Rosa
Trabalho da disciplina Marketing Estratégico e Inteligência competitiva
Tutor: Prof.
Cabo Frio-Rj
2018
Estudo de Caso de Harvard: A Apple Inc. em 2012
Referência: Yoffie, David B.; Slind, Rossado Penelope; Harvard Business School – 714 –
p01.agosto.14.2012
Steve Jobs era considerado uma lenda, pois transformou a Apple de empresa abeira da falência para umas das maiores e mais lucrativas de tecnologias do mundo, mas no 05 de outubro de 2011 morreu tragicamente de câncer.
A empresa foi fundada em 1976, nasceu como “Apple Computer”. A partir do ano de 1980 até 1996 tinha como principal produto seus computadores pessoais, Mancintosh. Apesar de ser uma marca forte com crescimento rápido, a empresa quase fracassou, foi então que Jobs percebeu que a empresa precisava de mudança e produtos inovadores para atender seu publico, a partir daí transformou a Apple computer em Apple Inc.
Devido tantas variações nos gostos dos clientes, na tecnologia e nos concorrentes, as empresas necessitam ampliar constantemente uma grande variedade de produtos e serviços. Mas, alguma inovações muitas vezes são arriscadas.
No ano de 1981 a empresa sofreu ameaça com o aparecimento da IBM, pois era uma que permitia ser representada por outros fabricantes, já o sistema Apple na aceitava licenciar seu hadware a terceiros.
Entre 1981 e 1984 o faturamento da Apple reduziu em 62%, e com isso a empresa entrou em crise. Steve Jobs que era considerado alma da empresa, foi forçado a sair em 1985. John Sculley foi intitulado em seu posto por 10 anos, modificando toda a organização da empresa, provocando perda na posição de mercado dos computadores.
Logo Jobs criou a Pixar Animation Studios, onde tornou-se uma empresa com faturamento aproximado em U$ 1,1 bilhão. Em 2006 vendeu a Pixar para Walt Disney por US$7,4 bilhões. Através de campanhas de Marketing multimilionárias a Apple destacou-se como uma opção quente para outras marcas de computadores.
A Apple evoluiu rápido, em 1985 já tinha 60 milhões de ações negociadas em bolsa. Michael Spindler em 1993 foi designado o novo CEO, com o intuito de um crescimento internacional, e seu principal alvo era o comercio chinês. Apesar de todo esse esforço os problemas não pararam, a Apple obteve um prejuízo de U$ 69 milhões e varias demissões.
Em 2001 a Apple lançou o iTunes e o iPod, em 2004 seu capital foi avaliado em U$ 8 bilhões. Em 2007 lançou o iPhone, em 2009 seu capital passou para U$ 75 bilhões, em 2010 lançou o iPad. Em 2013 seu faturamento cresceu para U$ 600 bilhões. A Apple apresentou um grande crescimento no mercado.
Para Jobs o que de fato importava não era o dinheiro, mas construir algo que fosse inovador. Para ele tal inovação precisava primeiro mudar a sim mesmo. Ao deixar sua posição de CEO da Apple, apareceu muitas questões se a capacidade de inovação da empresa é uma competência organizacional ou um produto de sua inspiração. Até agora não surgiu melhor exemplo de eficiência da inovação. Tudo que Jobs vez independente do tempo que ficou na Apple será sempre lembrado por todos que conheceram a empresa.
...