Fichamento de economia empresarial
Por: GORDEIXOS1971 • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 601 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO
MARCELO CORREIA MORAIS DIAS
TRABALHO DA DISCIPLINA ECONOMIA EMPRESARIAL
TUTOR: PROFESSOR JAMES DANTAS DE SOUZA
RIO DE JANEIRO
2016
ESTUDO DE CASO:
ECONOMIA EMPRESARIAL
REPOSICIONANDO A RANBAXY
REFERÊNCIA: KOTHAVALA. K. GHEMAWAT. P. HARVARD BUSINESS SCHOOL. 18 DE FEVEREIRO DE 1998.
Os Laboratórios RanbaxyLtda, criados em 1962 são a segunda maior empresa farmacêutica da Índia e em 1993 seu diretor propôs que a companhia voltasse para a pesquisa de medicamentos tendo como exemplo o Japão, onde os médicos receitavam “tônicos” para prevenir doenças, diminuindo a utilização de medicamentos mais fortes para a cura das enfermidades. No Japão, os pacientes pagavam apenas 10% do valor dos medicamentos e os outros 90% eram pagos pelo Governo. Assim, o Japão estava se tornando a maior potência mundial no mercado farmacêutico, cargo antes ocupado pelos Estados Unidos.
Vale ressaltar que na Índia, principalmente nas áreas rurais, os remédios caseiros a base de ervas competiam com os medicamentos industrializados.
A Rambaxy é líder de antiinfecciosos na Índia, mas também possui um grande comércio de medicamentos anti úlcera e gastrointestinais.
A empresa decidiu vender medicamentos com suas próprias marcas, mas que a mesma qualidade utilizada na Índia seria investida nos demais países consumidores. Ainda optou em aumentar o prazo entre as visitas dos representantes aos médicos, podendo assim sobrar mais tempo para conhecer novos especialistas e clínicas na Índia os gastos com pesquisas de novas drogas e o tempo destinado para tais ações poderiam ser reduzidos.
Sendo assim, observamos que o investimento em pesquisas para a descoberta de novos remédios será algo muito lucrativo para a Rambaxy, que trava cada vez mais expansão no mercado de medicamentos.
...