GESTÃO DO CONHECIMENTO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: sasa1993 • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.525 Palavras (7 Páginas) • 537 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE
ADMINISTRAÇÃO – 1º SEMESTRE
[pic 1]
DESAFIO PROFISSIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
PORTO ALEGRE, 30 DE MAIO DE 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 01
1 CONFLITOS DE NEGOCIAÇÃO ...................................................................... 02
2 ESTILO, CARACTERÍSTICAS E TÁTICA DOS NEGOCIADORES ................. 03
3 ANÁLISE DE SITUAÇÃO .................................................................................. 04
3.1 PLANEJAMENTO ................................................................................ 04
4 VARIÁVEIS DOS COLABORADORES ............................................................. 05
5 PRÉVIA DE NEGOCIAÇÃO .............................................................................. 05
6 PROPOSTA FINAL DA GRAVADORA .............................................................. 06
6.1 PROPOSTA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES .................................. 06
CONCLUSÃO ........................................................................................................ 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................... 07
INTRODUÇÃO:
O principal objetivo do planejamento é apresentar ideias fundamentais para o processo de negociação entre a Gravadora e aAssociação de moradores.A relação esta sendo por manifestações e muitos conflitos com a prefeitura do local.
Nosso objetivo é buscar um consenso para ter uma negociação sistêmica, mapeando o perfil dos negociadores para que tenham harmonia na criação de uma proposta em que ambas as partes sejam beneficiadas, analisaremos os pontos relevantes perante as situações de dificuldades e conflitos x benefícios, para assim criarmos uma tática e solucionar da melhor forma todo o processo.
- Conflitos de Negociação
Perfil dos Oponentes: Associação de Moradores do Bairro.
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo : Impedir a construção da gravadora .
Alegação : Perturbação da ordem publica .
Argumentos : Infraestrutura (trânsito) , barulho e segurança .Informações Relevantes: Público conservador que preza pela tranquilidade, sabendo que a maioria dos moradores são idosos.
Estímulos a negociação: Os moradores tem a ideia fixa de que não precisam da nova infraestrutura que os empreendedores estão a lhes oferecer.
Perfil do negociador: Gravadora.
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Experiência em negociação e estrategista de negócios. Objetivo: Ter a aprovação da construção da gravadora no bairro em questão.
Alegação: O processo de avanço é essencial e fundamental para qualquer localidade. Argumentos: O crescimento e reconhecimento do bairro.
Estímulos a Negociação: A infraestrutura do bairro pode melhorar com a aprovação da construção da Gravadora. Informações Relevantes: Uma gravadora de musica pretende inclusive investir em melhorias nas redondezas de sua construção.
Argumentos: Ambientação ideal, custos e logística.
- Estilos, Características e Táticas dos negociadores
Modelo de planejamento da Gravadora:
- Estilo: Amigável.
Características:A gravadora independente da aprovação continua tendo seu estilo amigável, apostando em um relacionamento de confiança com os moradores do bairro. - Tática: A gravadora por sua vez vem trazendo seu entusiasmo para acalmar os ânimos, tendo como tática a ponderação e a ajuda de seus colaboradores, visando benefícios para as duas partes.
Com a convicção de que o bairro não necessita dos avanços propostos pela gravadora, a Associação propõe:
- Estilo: Restritivo
Características: Não cooperativo. Age de acordo com seus interesses. - Tática: Os moradores usaram como tática, um manifesto junto a prefeitura, visando impedir as instalações da gravadora, tendo como argumento a perturbação dos moradores, trânsito intenso devido a quantidade de artistas que frequentarão a gravadora e a falta de segurança para o bairro.
3.Análise de situação:
Diante do exposto, temos um processo de negociação bem turbulento, pois as opiniões são muito divergentes. A associação de moradores apresentou um pedido de impedimento da obra, mas em contraponto a gravadora tem como objetivo apresentar e executar melhorias para os moradores do bairro, agendando visitas às instalações da gravadora , para sanar qualquer tipo de duvidas quanto a poluição sonora, segurança e infraestrutura, pontos os quais a associação apresentou como negativos para aceitação dos moradores.
3.1 Planejamento:
Após a realização de uma pesquisa de mercado para a construção da gravadora, chegou - se a conclusão de que este bairro é o local ideal para a instalação de um empreendimento rentável, trazendo melhorias na região, assim criando um progresso para o local escolhido. Como planejamento estratégico tem o intuito de captar recursos junto à prefeitura para uma melhor sinalização do bairro, assim como área de lazer, trazendo como projeto a construção de um centro de eventos voltado para a terceira idade, disponibilizando colaboradores para ministrar aulas de música (instrumentos e vocal).Tem como objetivo também a contratação de seguranças para aumentar a proteção dos moradores do bairro.
4.Variáveis dos colaboradores:
A cultura da gravadora em relação aos seus colaboradores no geral é satisfatória, a empresa disponibiliza aos funcionários plano de carreira e sucessão, para motiva-los a continuar desenvolvendo um bom trabalho, eles possuem liberdade de expressão para opinarem sobre os serviços que estão sendo desenvolvidos , e focam na liderança participativa, esse trabalho vem dando certo e está sendo aproveitado ao máximo pelos colaboradores .
Devido a notícia sobre o manifesto dos moradores e a possibilidadedo novo empreendimento ser embargado, ocasionou insegurança na organização, deixando seus funcionários desmotivados no ambiente de trabalho, onde os mesmos estavam ansiosos pelo inicio das atividades na nova cidade , acreditando que seriam remanejados com promoções para a nova estrutura .
A noticia causou baixa produtividade e o numero de faltas tem aumentado a cada dia que passa, causando assim a desmotivação da equipe .
...