Gestão da qualidade
Por: andrinhosaija • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.973 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
KATIA FERNANDA CASTRO REINALDO R.A: 4300086175
RODRIGO SILVA DA LUZ R.A: 1299936482
DIONATA COLARES R.A: 4300065131
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)
GESTÃO DE QUALIDADE
RIO GRANDE
RS
21/09/2015
TUTOR PRESENCIAL: ROSELAINE TREVISOL
TUTOR EAD: ROSELAINE TREVISOL
SUMÁRIO
Gestão da Qualidade...........................................................................................................3
Princípios da Gestão da Qualidade.......................................................................................3
Ciclo PDCA....................................................................................................................5
Contribuições na Gestão TQM...................................................................................6
Controle de Qualidade online e ferramentas da Gestão.............................................7
Processo de melhorias contínuas.................................................................................8
Resultado e discussão.....................................................................................................................9
Conclusão...................................................................................................................10
Referencias Bibliográficas.........................................................................................11
Gestão da Qualidade
Segundo o escritor Falconi “a qualidade de um produto ou serviço está diretamente ligada a satisfação total do consumidor”. Para ele a satisfação do consumidor será o que vai sustentar a sobrevivência de uma empresa. Segundo Falconi a satisfação do consumidor deve ser buscada em duas formas. Defensiva e ofensiva.
Na forma defensiva se preocupa em eliminar os fatores que não agradam o consumidor. Na ofensiva busca antecipar as necessidades do consumidor incorporando estes fatores no produto ou serviço prestado pela empresa.
As principais noções de qualidade surgiram na época do feudalismo, no processo de troca de mercadorias entre os pares, que naquela época já se preocupavam com a qualidade dos produtos que trocavam e assim cada um dos produtos tinha valores diferentes.
A preocupação com a qualidade dos produtos pelos consumidores já vem de anos. Essa preocupação foi chamada de era da inspeção, que era destinado ao produto já acabado, que não produzia qualidade, produtos com defeitos.
Com as demandas do mercado e as mudanças da sociedade, fez que se pensasse cada vez na gestão de qualidade, fazendo assim garantir a sobrevivência das empresas.
Os principais gurus da qualidade foram: Walter A. Shewhart, W. Edwards, Deming. Joseph M juaran, Armand Feignbaunn, Philip B. Crosby, Kaoru Ishikawa e Genechi Taguchi.
Princípios da Gestão da Qualidade
Os oitos princípios da gestão da qualidade podem ser citados e explicados da seguinte maneira:
1. Foco no cliente: Uma organização precisa de seus clientes, portanto precisa compreender as suas necessidades atuais e futuros. Deve procurar exceder as expectativas dos seus clientes.
2. Líderes: Lideres nas empresas determinam, comunicam o proposito e direção de uma organização. Cabe a eles criarem um clima interno na organização no qual as pessoas venham a se envolver a atingir os objetivos da organização.
3. Envolvimento de pessoas: as pessoas numa empresa sem importar sem nível de atuação são a essência da organização e com total envolvimento das mesmas, faz com que suas habilidades sejam usadas para atingir desejos comuns que beneficia a empresa.
4. Abordagem de processo. Quando as atividades possuem recursos e são gerenciadas como um processo, as organizações tendem atingir seus objetivos como uma maior eficiência.
5. Abordagem sistêmica da gestão. Através da identificação, do entendimento e do gerenciar seus processos inter-relacionados como um sistema que traduz a abordagem sistêmica de gestão.
6. Melhora continua. Seu objetivo primário como organização é a melhorai continua na busca da satisfação do seu cliente, ele sempre deve buscar a melhoria a cada dia.
7. Abordagem factual para a tomada de dados de informação: Suas decisões são tomadas tomando por base uma análise de dados e informações, assim a empresa não toma decisões por impulso, ou sem alguma base.
8. Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: Para poder satisfazer as necessidades
e expectativas dos fornecedores a empresa necessita manter uma relação com o fornecedor chamada ganha-ganha, uma relação de parceria entre ambos.
A gestão de qualidade total tem como fator a satisfação do cliente. Sabe-se bem que a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas, mais também como fatores de prazo e entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade.
Considerando a Qualidade Total como o estado ótimo de eficiência e eficácia na ação de todos os elementos que constituem a existência da Empresa tem a necessidade de modelarmos sua organização e o contexto no qual ela existe. Ao resultado desse processo de modelagem damos o nome de Modelo Referencial para Gestão da Qualidade.
Ciclo PDCA
Ciclo PDCA | ||
Elemento | O que significa | Qual a finalidade |
Plan | Planejar | Refere-se ao planejamento do seu projeto de melhorias. |
Do | Executar | Conduzir o plano, ou seja, programar de acordo com o que foi planejado anteriormente. |
Check | Verificar | Coletar dados, realizar a análise dos dados. |
Act | Agir | Definir quais mudanças poderá ser feita e quais outros ciclos podem ser corretivamente disparados para a melhoria do processo em questão. |
...