Gestão de qualidade
Por: Karolina Baessa • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 218 Visualizações
Anhanguera Educacional
Disciplina: Gestão da Qualidade
NOME | Karolina Baessa dos Santos |
RA | 4997018666 |
NOME | Renata Silva de Sousa |
RA | 588575152 |
NOME | Roberta Silva de Souza |
RA | 588575192 |
Gestão da Qualidade
Anhanguera Educacional
ANO 2015
O impacto do conceito estratégico da qualidade para as pessoas
Uma constatação básica que pode ser feita é a de que as pessoas, como ocorre com as organizações estão atuando hoje sobre forte pressão da concorrência e isso é visível por exemplo, na crescente qualificação dos profissionais de todas as áreas nos constantes intercâmbios que eles mantêm com colegas do pais e do exterior, na facilidade que obtém as informações técnicas de qualquer área na agilidade para sempre obter dados básicos que permitam tomar boas decisões.
Em um ambiente de extrema concorrência a qualidade da ação profissional passa a ser um diferencial considerável pois nem sempre a competência técnica pode ser esse diferencial já que uma multiplicidade de meios pode viabilizar o acesso a níveis de capacitação elevados. Por isso podemos observar que o desenvolvimento da visão estratégica da qualidade nas pessoas é o primeiro passo para o desenvolvimento e a consolidação da visão estratégica da qualidade das próprias organizações
Pontos importantes
- Visão de marketing: garantir sua imagem estratégica pois conquistar respeito no mercado dependem muito das decisões e ações.
- Domínio de cena: Organizar as informações e compreender mensagens que trazem algo mais complexo assim transformando á em conhecimento assim conseguindo domínio do cenário sendo vital para a sobrevivência de quem precisa impor posições.
- Ação equilibrada: O equilíbrio entre a oferta e a demanda por ações profissionais qualificadas pode ser uma variável de difícil controle, descobrir demandas não atendidas pode ser uma postura estratégica, assim conseguindo garantir o mercado para as ações.
- Criar demanda: Garantir ideias e posturas inovadoras que sejam capazes de criar uma demanda, criando um mecanismo pratico de interesse de mercado mesmo que o mercado não tenha ideia do seu interesse.
A componente operacional no conceito da qualidade
Essa concepção está centrada no fato de que a qualidade deve ser gerada a partir do processo produtivo este princípio básico fez com que convergissem para o processo produtivo todos os esforços da qualidade e determinou por consequência que a maioria das ferramentas historicamente utilizadas para este fim fosse centradas em melhorias no processo produtivo.
A visão estratégica da qualidade acabou por mudar este quadro passando a contemplar a análise da ação de concorrentes, o atendimento de requisitos de clientes já no projeto do produto ou a análise do valor conferido pelo consumidor ao produto ou aos serviços.
Antes que fosse cristalizada a percepção de que a qualidade precisava ser gerada no processo produtivo, o esforço dos especialistas na área estava centrado na qualidade do produto, para tanto foram desenvolvidos instrumentos de avaliação do produto acabado, por meio de inspeções e analises de amostras. A ineficiência desse procedimento foi percebida rapidamente a inspeção do produto não tem o poder de alterar qualidade do próprio produto.
A ênfase da qualidade no processo concentra-se na eliminação de defeitos que ocorre ao longo de fases bem definidas, que vão desde a percepção dos defeitos, passam pela sua correção e desaguam na eliminação de suas causas. A concepção operacional da qualidade dá origem a sua gestão da qualidade no processo que pode ser definida de forma sucinta, como direcionamento de todas as ações do processo produtivo para o pleno atendimento ao cliente. Assim concentra –se no empenho para a melhoria do processo produtivo dois conjuntos de procedimentos são típicas nesse esforço as ações de controle e as melhorias do processo de produção e cada um deles gerou formas especificas de gerenciamento.
Pontos importantes
- Obtenção de resultados rápidos e esse benefício é particularmente observado quando ocorrem a anormalidades que precisam ser rapidamente corrigidas com o desvio de matérias da fábrica.
Envolvimento das pessoas no esforço pela qualidade
O esforço para criar e consolidar um efetivo envolvimento das pessoas no esforço de desenvolvimento e operação das organizações sempre existiu e o ser humano é o único recurso capaz e transformar as organizações a importância da ação é chamada de potencial humano nunca foi posta em dúvida, mas a relação de envolver as pessoas no esforço de melhoria gera preocupação pois tentando selecionar técnicas adequadas acabou gerando enorme diversidade de métodos.
O reconhecimento dessa complexidade determinou que o tratamento do processo de envolvimento das pessoas na busca da qualidade tivesse dimensões táticas e não operacionais, no nível da media gerencia com ferramentas e dispositivos de alcance pronto e amplo e essa postura gerou novas estratégias com uma nova visão ampliada desse envolvimento.
O processo de envolvimento concebido sob forma de interações e relações, integra a dimensão tática da qualidade ou seja uma maneira de mecanismo que compõem uma visão ampla da questão e para esta nova visão pode-se definir algumas etapas bem caracterizadas das quais decorem um conjunto especifico de ações.
Pontos importantes
- Construindo as interações: Existem as relações formais, bem conhecidas, estruturada em bases contratuais e legais e dessa forma consegue-se o resultado básico esperado e a contribuição eficiente, eficaz e ajustada a organização.
- Formalizando as interações: Os mecanismos que formalizam as interações em geral de processos bem definidos e organizados de transmissão de informações e esses mecanismos envolvem treinamentos, palestras e seminários, vários métodos formais de transmissão, divulgação e melhoria das informações.
...