Gestão operacional semana 1
Por: marireclusa • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 478 Palavras (2 Páginas) • 527 Visualizações
Responda às questões a seguir:
- Qual política pública de nível federal trata do tema? (1,5 pontos)
R: O tema se refere ao Programa Nacional de Imunização ( PNI), instituído pelo Ministério da Saúde em 1975, com o objetivo de coordenar campanhas de imunizações que se caracterizavam até então pela descontinuidade , caráter episódico e cobertura reduzida.
- Qual programa do PPA contempla a ação nacional? (1,5 pontos)
R: O Plnao Plurianual 2012 – 2015 contém o PNI, que está contido no Plano Nacional de Saúde.
- Quais papéis dos Estados e dos municípios na prestação desse serviço público têm a característica de “nacional”? um físico, um informacional e um organizacional. (2,5 pontos)
R: O papel dos estados é a coordenação estadual do PNI, o provimento de insumos como seringas, agulhas, estrutura física, funiconários capacitados, gestão do sistema de informação do PNI, consolidação , análise dos das municipiais, envio para o nível federal dentro de prazos estabelecidos e feed-back das informações para os municípios. Já, os municípios têm como função a coordenação municipal do PNI, provimento de insumos e gestão do sistema de informação, consolidação e análise dos dados municipais e envio dos dados para os níveis estadual e federal dentro de prazos estabelecidos e o feed-back dessas informações para o próprio município.
- Por que o recurso físico selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto? (1,5 pontos)
R: Porque depende de planejamento de verba para contemplar o programa e fazer chegar todas as vacinas em todas as cidades do país, pois caso faltem vacinas é possível que ocorram surtos de doenças que já estavam erradicadas ou controladas ( poliomielite, sarampo) e que possem alta taxa de mortalidade ( meningite). Caso isso aconteça o prejuízo financeiro com pessoas doentes é muito maior e o retorno da situação adequada de vacinação pode levar anos, além do que, a própria população pode ficar descrente no programa e não querer mais vacinar as crianças.
- Por que o recurso informacional selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto? (1,5 pontos)
R: A atualização dos dados vacinais e de casos novos de doenças que são de notificação compusória são muito importantes para se prever surto e epidemias de doenças que podem ser muito incapacitantes e até levar a morte de muitas pessoas. É importante que se tenha os dados atualizados em todas as esferas para que se possa prever esses furos de vacinação ( em locais que não atingiram a meta) e tomar atitudes para resolve-los e impedir que essa doença se espalhe.
- Por que o recurso organizacional selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto? (1,5 pontos)
R: Porque além da vacina propriamente dita é preciso que se planeje os locais onde as campanhas serao realizadas, a quantidade específica de material utilizado e funcionários que precisarão ser selecionados para aplicação da vacina, caso faltem qualquer parte desse processo, por mais que as vacinas sejam disponibilizadas, não poderão ser aplicadas nas pessoas.
...