HIERARQUIA DIVISÃO DE TAREFAS PRINCÍPIOS DA ADM
Por: iancamoraes • 20/5/2022 • Projeto de pesquisa • 424 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
HIERARQUIA
Sr. DZ: Era o sócio que figurava como administrador no comando efetivo e em tempo integral, no entanto.
Três sócios: Também com participação nas atividades da empresa, mas com maior efetividade em questões de moda e estética, sem qualquer atuação administrativa.
Sr. Paulo: O Gerente Administrativo e de Pessoal, que respondia diretamente ao Sr. DZ.
Big Boss: Chefe de Expedição/Fábricas.
Sr. Baixinho: Gerente de Vendas.
Havia uma hierarquia, mas em função da “informalidade” e descentralização, não havia respeito por parte dos “chefes”, sendo que o próprio “Sr. Paulo”, em certo momento e envergonhado disse: “não sei quem manda em quem”.
Tal situação é bem constrangedora, pois torna os gerentes impotentes diante das decisões a serem tomadas e, a falta de um Organograma reforça o que foi exposto acima.
DIVISÃO DE TAREFAS
No setor produtivo havia uma divisão bem clara de tarefas e todos tinham suas funções bem definidas. Contudo, observamos também que existia muita liberdade em relação aos modistas, por seu comportamento “extrovertido” e “inconveniente”, afinal eram eles que tinham a palavra final sobre o “designer” das roupas.
Na administração também havia uma divisão, porém, uma interferência bem clara dos chefes de outros setores, muitas vezes “invadindo” o espaço administrativo e impondo sua vontade.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO, APLICADOS OU NÃO
Os princípios da administração eram exercidos em partes dentro da empresa Pull Sport.
PLANEJAR: O planejamento futuro não existia, eles trabalhavam muito com a sorte em relação as vendas, e não se tinha controle de quando os encarregados fariam ações importantes para a empresa. Tudo era definido de acordo com a necessidade e urgência da empresa naquele momento, nunca criando uma perspectiva para o futuro.
ORGANIZAR: Este princípio está ligado de forma direta com o anterior, pois não havendo planejamento, não existem previsões e perspectivas positivas para o futuro, dificultando assim a organização da empresa e sendo necessário realizar adaptações de acordo com o presente.
CONTROLAR: Embora seja muito difícil se ter controle em uma empresa sem planejamento e organização, a Pull Sport até que conseguia se desenvolver bem neste quesito. Embora desorganizados, os responsáveis por tomar decisões críticas tinham controle sobre a produção e alcançavam bons resultados ao final da estação.
DIREÇÃO: Havia uma direção focada no melhoramento imediato da empresa, mas esta era desordenada e sem perspectiva de futuro. A função de dirigir uma empresa na aplicação de políticas sustentáveis, consiste em se criar uma comunicação clara entre os Administradores, Líderes e Funcionários, coordenando e orientando todos com os recursos disponíveis para melhor execução das atividades, assim talvez fosse possível garantir a sobrevivência e melhor futuro para a Pull Sport.
...