Hotel avenida Parte 1
Por: brunoborges232 • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.880 Palavras (8 Páginas) • 323 Visualizações
Sumário
1.0 - INTRODUÇÃO
1.1 - RESUMO
2.0 - HOTEL AVENIDA
2.1 - TAYLOR E FAYOL
3.0 – CONCLUSÃO
1.0 - INTRODUÇÃO
Esse trabalho vem com objetivo de resolver o grande problema enfrentado pelo proprietário do hotel, o hotel Avenida está passando por uma crise e está correndo sério risco de perder espaço para os concorrentes, as decisões tomadas são focadas em ações que apresentam resultados positivos para o hotel.
Com todos os problemas, foi decidido pelo Sr. Ernesto, que ele precisa de orientação administrativo, ou seja, de uma consultoria, para analisar administração e a desmotivação dos funcionários.
1.1 - RESUMO
Após a consultoria tomar a frente da empresa do Sr. Ernesto, foi indicado ao mesmo se modernizar em relação a tecnologia e conforto para poder competir de igual para igual junto com os seus concorrentes.
Convocamos uma reunião junto ao Sr. Ernesto onde foram apontados os pontos positivos e negativos da empresa, onde orientamos cada ponto que havia de ser desenvolvido para que houvesse mudanças imediatas no Hotel. Foi feita uma reunião com todos os funcionários para verificar quem irá continuar com a empresa. Para aqueles que quiserem continuar ira ter premiações para os funcionários que se destacarem em seu desempenho na empresa, para dar opiniões e falarem suas motivações. O Sr. Ernesto optou pela reunião para descobrir as desmotivações de seus colaboradores. Os colaboradores questionaram o Sr. Ernesto que os salários além de atrasados estavam baixos e a falta de benefícios, onde Sr. Ernesto propôs para todos, treinamentos para o desenvolvimento de cada colaborador, melhoria no cargo, salário e benéficos, com tudo o Hotel passou por várias mudanças e adaptações onde surgiram as melhorias e desempenho do Hotel.
Palavras Chave: Pro-atividade, Responsabilidade e Coerência.
2.0 - HOTEL AVENIDA
O Sr. Ernesto ao se ver passando por essa crise contratou nossa equipe de consultoria, para que possamos orientá-lo a criar um plano de metas, após reunião com o Sr Ernesto começamos a definir alguns pontos:
- Colaboradores desmotivados;
- Falta de orientação adequada;
- Excesso de tarefas;
- Falta de administração;
- Entre outros.
Partimos para o 1° passo, onde marcamos uma reunião com os colaboradores para podermos identificar os pontos positivos e negativos sobre o Hotel Avenida, nessa reunião deixamos claro nossa intenção perante a crise vivida pelo Hotel Avenida e a disponibilidade de poder atender alguns pontos como:
- Dispensa de colaboradores insatisfeitos;
- Readequação de equipes;
- Melhoria nos benefícios;
- Possibilidade de novos cargos;
Os colaboradores por sua vez demonstraram interesse, porém com uma certa desconfiança, contudo se dispuseram a fazer uma avaliação sobre todos os pontos positivos e negativos do Hotel Avenida:
Positivos:
Estabilidade no emprego, proximidade da residência.
Negativos:
A falta de compreensão sobre os serviços ordenados pelo Sr Ernesto, falta de organização, falta de profissionais qualificados, sobrecarga de trabalhos;
No 2° passo de nossas ações, junto ao Sr Ernesto selecionamos os colaboradores que realmente estavam dispostos a acrescentar novas atitudes e responsabilidades, portanto sendo que cada colaborador será remunerado conforme sua experiência profissional, disponibilizando novas vagas, e oportunidades de especialização para os colaboradores que se se interessaram.
A partir de então demos início ao nosso plano de metas:
- Contratação de um gerente ou supervisor com experiência hoteleira;
- Atualização do quadro de colaboradores;
- Treinamento para todos os colaboradores;
- Modernização dos uniformes;
- Verificação de todo o espaço do hotel;
- Atualização e sofisticação de seus equipamentos e principalmente, pela modernização dos modelos de gestão operacional.
- Teria um sistema ágil que facilita a troca de dados na entrada e saída de hóspedes e controle interno administrativo. As soluções tecnológicas pelo hotel avenida, pensando na segurança do sistema e na sua acessibilidade.
Fizemos um levantamento dos três últimos semestres onde o Hotel Avenida encontrava-se com estabilidade financeira e satisfação dos clientes e funcionários.[pic 1]
Conforme análise em gráfico percebemos a queda de crescimento do Hotel Avenida e o aumento de insatisfação dos colaboradores, tendo em vista dos últimos três semestres.
Feito esta análise conseguimos identificar que o senhor Ernesto se utiliza da teoria da burocracia, onde a obediência, normas, rotinas, impessoalidade e hierarquia fazem parte do seu modo de administrar o Hotel Avenida, e que se tornou um dos principais motivos para que alguns colaboradores se sentissem desmotivados a tal modo que os clientes percebessem suas desmotivações.
Com um novo plano de meta e gestão pessoal, sugerimos ao Sr Ernesto a utilizar em sua administração a abordagem moderna onde se utiliza de novas formas de gestão e tecnologias como a empresa virtual, desburocratização de normas e regras e administração com interatividade entre todos e mesclando também com a abordagem comportamental onde e indispensável dar ênfase aos aspectos humanos das organizações, enfatizando o pensamento de que toda a organização deve integrar seus objetivos aos das pessoas, nesse caso os colaboradores, para que se sintam motivados e se tornem parte da organização, ou seja, nesse caso em específico possam ajudar o hotel voltar a crescer, dando suas opiniões e críticas perante os acontecimentos diários de cada setor do hotel, também propomos ao Sr. Ernesto que faça um curso de administração para que ele possa entender melhor seus colaboradores e clientes, visando assim voltar a crescer e ser novamente reconhecido no setor hoteleiro.
...