Introdução à Ciências Politicas
Por: xavier1 • 28/4/2016 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
A ESTRUTURA DO ESTADO MODERNO
Acadêmica: Marta Xavier Alves
Orientador: Luana da Mata
VILHENA-RO
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-UNIR
A Estrutura do Estado Moderno
Acadêmica: Marta Xavier Alves
Trabalho de Introdução as Ciências Politicas apresentado pela professora Luana da Mata.
VILHENA-RO
2015
A ESTRUTURA DO ESTADO MODERNO
O Estado moderno é representado pelo Estado democrático, que começa a surgir com a Revolução Francesa e consolida-se com a fixação dos direitos do homem e do cidadão.
Na organização do Estado o homem concentra seu poder em um único cargo oficial. O monopólio da força física que goza esse cargo é absoluta.
Em mãos do Estado o poder adota diversas formas, e no uso de suas atribuições pode proibir, encarcerar e multar. O Estado apoia-se nas forças integradas da sociedade como o amor, fé religiosa, a tradição e a força do costume.
O Estado é uma autoridade central (presidente) com poder sobre uma população que vive dentro de um território determinado. O poder politico central transforma a unidade nacional, a representação, a defesa e o controle dessa unidade em uma ideologia. A invasão do território de um Estado constitui em dupla ameaça: de um lado diminui a área geográfica do Estado e de outro, diminui o âmbito da autoridade central. Quando esta em perigo a extensão geográfica do Estado, a ideologia da unidade do Estado, o povo e o território do Estado também o esta.
A institucionalização do Estado baseia-se em características básicas do homem, fazendo dele membro efetivo de uma comunidade, de tal maneira que venha defender não apenas as realidades que o Estado representa (território, riqueza ou população), mas também na própria potencia de todos, centralizada em um único aparato politico, o Estado.
O Estado constitui-se de um grupo de indivíduos unidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum, o qual podemos chama-lo de sociedade e se denomina sociedade politica, porque, tendo sua organização determinada por normas de Direito positivo, é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria, o bem publico.
Há no Estado três elementos essenciais:
Uma população, um território e um governo independente dos demais Estados. Esses elementos são essenciais e suficientes porque, em faltando um deles, não pode existir o Estado: onde ocorre os três, surge o Estado.
O território é a parte física, a porção do globo por ele ocupada, que serve de limite à sua jurisdição e lhe fornece recursos materiais. O território é o pais propriamente dito, e, portanto não se confunde com povo ou nação, e não é sinônimo de Estado, do qual constitui apenas um elemento.
A forma politica da sociedade, o Estado, mais do que qualquer outra, é essencialmente ordem e hierarquia, porque, englobando inúmeras sociedades, tem de conciliar-lhes a atividade e disciplinar os indivíduos que a compõem.
Bibliografia:
Teoria Geral Do Estado
Azambuja, Darcy
...