MIGRAÇÃO NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS
Por: Graça Santos • 25/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.343 Palavras (10 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO[pic 3]
MIGRAÇÃO NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS
FORTALEZA 2018[pic 4]
MIGRAÇÃO NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS
Trabalho de apresentado à Universidade Norte do Paraná - Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Gestão de Projetos; Empreendedorismo; Negócios Internacionais; Administração da Produção e Logística - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais.
Orientadores: Aleksander Roncon; Alessandra Petrechi De Oliveira;Indiara Beltrame Brancher; Marilza Aparecida Pavesi; Suzi Bueno de Almeida; Rosana Braga Gimenez Mignoni e Germana Fontenele Daher
FORTALEZA 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 43
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MODELO CANVAS DA ONG 55
2.2 PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA ONG 6
2.3 FUNÇÕES DO PLAN. E CONTROLE DE PRODUÇÃO 77
2.4 CURSO MOTIVACIONAL 100
3 CONCLUSÃO 12
INTRODUÇÃO
Cientes da ligação entre migração e desenvolvimento, esta produção textual destaca a importância da participação das organizações não governamentais (ONGs) no processo de formação de políticas públicas, neste caso, a "política nacional de migração."
Em sistemas democráticos, como o nosso, os atores constitucionais e não constitucionais foram fortalecidos, atuando como agentes de mudança que definem a agenda, formulam e executam políticas. Dentro deles, há um grupo de atores sociais que, embora não desempenhem funções e papéis formalmente definidos no processo de formulação de políticas, também são importantes: As Organizações Não governamentais - ONGs.
As ONGs são mais eficazes e próximas daquelas que têm interesse no público e/ ou precisam influenciar decisões. O que, somado à baixa participação cidadã e à relação distante com os partidos políticos, tem sido vital, pois atuam como ponte entre os cidadãos e o governo.
DESENVOLVIMENTO
Dada a importância das organizações do terceiro setor na esfera pública, no que se trata aos impactos sociais positivos que estas visam causar, atentam-se ainda para a sobrevivência de seus empreendimentos para a consecução de seus objetivos sociais. O desafio da sustentabilidade das ONGs é posto como o ponto principal de gestão dessas instituições, tendo como cerne a capacidade de captar e gerir recursos de forma eficaz e eficiente, aplicando-os com transparência na solução dos problemas das comunidades.
Cruz e Estraviz (2000) acreditam que a captação de recursos tem papel fundamental na organização como fator que viabiliza a missão organizacional e os projetos que são desenvolvidos e deve ser entendida, assimilada e realizada, mesmo de forma indireta, por todos da organização. Os autores defendem que:
a captação de recursos não é função apenas do captador de recursos ou do presidente da organização, mas deve ser uma atividade compreendida por todos os funcionários. Dada sua importância, todos devem estar comprometidos com a captação e saber que esta ação é vital para que os objetivos da organização sejam alcançados. (CRUZ & ESTRAVIZ, 2000, p. 20)
- Principais desafios enfrentados por imigrantes no Brasil:
- Moradia
- Adaptação/entendimento ao idioma
- Formação Profissional
MODELO CANVAS DA ONG
No contexto do gerenciamento de projetos, a integração inclui características de unificação, consolidação, negociação e articulação. Desta forma, faz-se necessário a escolha de uma metodologia de trabalho, com papeis bem definidos. Esta escolha deve ser feita a partir de alguns fatores: as exigências de cada mercado em que a empresa atua, a disponibilidade de mão-de-obra e a cultura organizacional necessária para adotá-la.
[pic 5]g
PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA ONG
- Regularização migratória; desburocratização.
- Acesso à educação; reconhecimento de diplomas; ensino da língua portuguesa; capacitação.
- Acesso e incentivo à cultura; reconhecimento e valorização da diversidade.
- Iniciativas de outros países para ajudar a resolver os gargalos que esses movimentos migratórios
- Iniciativas de outros países para ajudar a resolver os gargalos que esses movimentos migratórios
Austrália
A Austrália é dos países dos países mais desenvolvidos do globo e possui o segundo maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. Com muita qualidade de vida, a Austrália é constantemente um dos países preferidos para imigração. O país possui um sistema triplo para admitir novos imigrantes: petições familiares, razões humanitárias e trabalho, conhecido como Skilled Stream. Para imigrar para Austrália com visto de trabalho é necessário ter uma empresa patrocinadora (sponsor) ou então buscar
Um visto independente (Skilled Independent Visa). O visto de trabalho é um tipo de visto temporário, mas ele serve como trampolim para o visto permanente.
As áreas de trabalho que mais admitem imigrantes na Austrália são TI, engenharia, contabilidade, enfermagem, medicina e educação.
Bélgica
A Bélgica é um importante país europeu, sede de diversas organizações como a União Européia e a OTAN. Com um IDH muito elevado, o país permite obter um visto temporário para a procura de emprego para profissionais com elevada qualificação. O visto tem o nome de Blue Card. Para se candidatar ao visto é necessário falar algum dos idiomas do país: francês, alemão ou holandês.
...