Marketing no facebook
Por: barata7 • 15/7/2015 • Monografia • 9.572 Palavras (39 Páginas) • 419 Visualizações
FACULDADE MORAES JÚNIOR – MACKENZIE RIO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING NO FACEBOOK: A INTERATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE RELACIONAMENTO.
GABRIEL SANTOS BARATA
Rio de Janeiro / 2015
GABRIEL SANTOS BARATA
MARKETING NO FACEBOOK: A INTERATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE RELACIONAMENTO.
Trabalho de Conclusão de Curso, turma de Administração 8º período – 2015 da Faculdade Moraes Júnior – Mackenzie-RJ, sob a orientação Professora Daniella Bergamini.
Rio de Janeiro / 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 2 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................. 2.1 Marketing............................................................................................... 2.2 Marketing on-line.............................................................................. 2.3 Redes sociais virtuais................................................................................... 2.3.1 Facebook 2.3.2 Páginas do facebook........................................................................... 2.3.3 Páginas do facebook no ramo de beleza......... 2.4 Marketing de relacionamento on-line no facebook.............. 2.4.1 Marketing de relacionamento 2.4.2 Relacionamento nas redes sociais virtuais........ 2.4.3 Marketing de relacionamento e sua capacidade de fidelizar clientes.......... 2.5 Interatividade: ferramenta estratégica de relacionamento....................... 3 METODOLOGIA......................................................................................... 3.1 Área e objeto de estudo................................................................................... 3.2 Tipo de pesquisa.............................................................................................. 3.3 Técnicas de pesquisa...................................................................................... 3.4 População e amostra....................................................................................... 3.5 Coleta e análise de dados............................................................................... 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO...................................................................... 5 CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES FINAIS ............................................... |
1. INTRODUÇÃO
As novas ferramentas de comunicação empresarial apontam para a nova visão que as organizações passaram a adotar frente à proximidade com seu mercado e as formas de atuação do negócio. Estão inseridas cada vez mais no contexto da globalização, do desenvolvimento dos meios de comunicação e aceleração e disseminação das informações na construção do conhecimento e ideologias tanto socioculturais quanto mercadológicas e organizacionais.
O crescimento da internet é incrível. A busca por soluções de comunicação e relacionamento on-line vem junto como uma das principais preocupações das grandes empresas e dos consumidores. As formas tradicionais de consumo sofreram transformações, e tais mudanças também são percebidas no perfil do consumidor. Hoje há uma necessidade de informações rápidas e de respostas imediatas no ambiente que mais lhe é familiar e veículo facilitador - a internet. (KARSAKLIAN, 2001)
As redes sociais são um fenômeno, que ganham cada vez maiores proporções tanto Brasil quanto no mundo, e que não pode mais ser desconsiderado pelas empresas, devendo assim representar um caminho mais rápido de as organizações atingirem seus objetivos. Vale lembrar, que essa estratégia mercadológica deve estar focada nas pessoas, pois são eles que constituem a rede, dinamizando o conteúdo informacional e as experiências.
Dentre essas redes sociais se destaca o facebook, que hoje em dia é a rede social mais acessada em todo mundo. Só no Brasil, segundo dados da Revista VEJA de 30 de setembro de 2013, a quantidade de usuários ultrapassa os 76 milhões de pessoas. Assim, diversas empresas se utilizam do marketing de relacionamento e propaganda on-line pelo facebook para desta forma atingir mais clientes e tentar reduzir seus custos.
Em seguida os objetivos específicos que permitem entender quais os elementos serão pesquisados ao longo da pesquisa. São eles:
- Identificar o papel das páginas do facebook no ramo de beleza nas novas formas de relacionamento proporcionadas pela internet;
- Quantificar as alterações das páginas das empresas do setor em estudo na captação de clientes;
- Avaliar o impacto das páginas das empresas do setor em estudo na fidelização de seus clientes.
Após definir os objetivos gerais e específicos surgem as hipóteses que “são, porém, necessárias, pois possuem a função de orientar o pesquisador na coleta e análise dos dados” (BARROS; LEHFELD, 2007, p. 97).
Sendo assim, essa pesquisa procura confirmar as seguintes hipóteses:
- Os indicadores que controlam o nível de captação de clientes no ramo de beleza que se utilizam de páginas do facebook como ferramenta de marketing, apontam para um aumento desses números após a utilização desse tipo de ferramenta;
- Os números que monitoram o nível de fidelização dos clientes, no ramo de beleza, que se utilizam de páginas do facebook como ferramenta de marketing, não apresentam valores significativos que indiquem um aumento ou diminuição na fidelização de seus clientes, após a utilização desta ferramenta.
Depois da definição problema, tema, objetivo geral, objetivos específicos e as hipóteses, faz se necessário responder a mais um questionamento: por que realizar esta pesquisa e qual a sua importância?
Antes de se apresentar a relevância do Facebook, como canal de relacionamento das empresas com os clientes, se faz necessário atentar-se para alguns dados que demonstram a potencialidade desses novos negócios virtuais e esse novo perfil de consumidor no cenário digital. Segundo estudo da consultoria AC Nielsen (2011) o Brasil é um dos países com maior adoção de redes sociais no mundo. Lidera a lista de países com mais usuários que visitam redes sociais, em proporção ao número total de internautas.
...