Modelos Organizacionais Resumo
Por: Nicole Stefani • 19/5/2020 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
6.5 Modelos Organizacionais
De Acordo com SOBRAL e PECI (2009) Os modelos organizacionais é uma estrutural que pode ser assumida por uma organização. Os modelos são diversos e dependem de um conjunto de fatores que são internos e externos. É possível distinguir dois tipos ideias de modelos organizacionais: o mecanicista e o orgânico.
O modelo mecanicista é o mais próximo do tipo ideal burocrático de weber e caracteriza o tipo de organização em que predominam tarefas de natureza rotineira. Essa rotina faz com que as organizações procurem imitar o funcionamento padronizado de uma máquina;
O modelo orgânico é caracterizado de organizações ágeis e leves, capazes de responder de forma rápida e criativas aos desafios ambientais. Esse tipo de organização prioriza e incentiva o conhecimento e as competências de seus funcionários, dando espaço para a manifestação de iniciativas e para a criatividade individual.
6.6 Estrutura segue a estratégia
A estrutura permanente é representada visualmente por uma ferramenta chamada organograma, que demonstra as unidades de negócio da empresa, e suas área funcionais. Além da definição e da visualização do organograma de qualquer organização, pode obter uma série de informações sobre as áreas de negócio em que a empresa atua, e também sua forma de lidar com os mercados e os clientes.
Segundo MINTZBERG et al. (2006), houve grande avanço na base do conhecimento que dá suporte ao planejamento organizacional. Com isso, foram criados modelos e todos estes apontavam para um mesmo caminho: o de que as organizações são mais do que apenas uma estrutura, e que todos os elementos devem se adequar para estar em harmonia entre si. Assim, uma organização efetiva é aquela que atinge um bom nível de ajustes entre a estratégia e a estrutura organizacional.
Para se melhorar a eficiência operacional de uma empresa, é preciso ajustar a organização com a estratégia competitiva e definir prioridades claras, concentrando seus recursos em um conjunto de atividades. Vinculada à estratégia corporativa, a estratégia competitiva representa cada unidade estratégica de negócios (UEN) de uma organização e estabelece as políticas, planos, ações e programas, desenvolvidos para se obter vantagem competitiva. Segundo HAYES et al. (2008).
...