O DESENVOLVIMENTO E TREINAMENTO DA VIAÇÃO PIRACICABANA
Por: Esmeraldasbt • 3/6/2022 • Trabalho acadêmico • 3.052 Palavras (13 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINSTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO E TREINAMENTO DA VIAÇÃO PIRACICABANA
Andressa Cerqueira RA: A75260-9
Cristiane Medina de Oliveira RA: A8061j-6
Daniela Pereira de Araujo RA: B0987J-9
Suellen Souza de Araujo RA: B1407E-4
Rafaela Francisca dos Santos RA: B17638-5
Turma: AD4A41
Gestão de Pessoas
SANTOS
2012
INTRODUÇÃO
Para o pai da administração moderna Peter Drucker, uma organização empresarial só terá sucesso quando tiver domínio pleno da teoria do seu negócio, ou seja, ajustar o produto ou serviço às necessidades do mercado. Com essa definição objetiva permite que se tenha toda a empresa focada e organizada para atender às expectativas e às necessidades dos clientes.
Contudo não basta trabalhar para atingir um padrão de competitividade mundial apenas no produto final. É preciso alcança-lo em todos os processos e para que isso aconteça se faz necessário a analise dos processos, porque somente por meio da gestão por processos é possível dominar plenamente o negócio e obter o desempenho desejável.
O trabalho mostra de forma clara as etapas do processo de treinamento, o que se espera dele e os resultados alcançados, assim como os indicadores usados para o mesmo.
Prezando sempre pela excelência de seus processos a Viação Piracicabana se tornou uma empresa muito completa na área de Recursos Humanos e a sugestão de melhorias só vem a acrescentar esse sucessivo crescimento em que a empresa se encontra.
1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
A empresa Viação Piracicabana Ltda. Permissionária do serviço de transporte da Baixada Santista que atende o transporte municipal da cidade de Santos e Praia Grande, além das linhas intermunicipais que percorrem por Santos, Cubatão e São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém possui instalações nos municípios de São Vicente, Santos e Praia Grande, e pertence a um grupo que atua no ramo de transporte urbano. É uma empresa privada, de grande porte, que presta serviço público na região, possui cerca de 3000 colaboradores, 2.208 homens e 543 mulheres, fiscalizada pelos órgãos públicos de cada cidade que opera.
As operações na Baixada Santista foram iniciadas em 1993 com aquisição da Viação Santos, São Vicente e Litoral S.A. Em 1994, a empresa ampliou sua atuação assumindo parte das linhas municipais de Santos, através de processo licitatório. A operação das linhas municipais de Praia Grande teve inicio no ano seguinte, em 1995. Os Terminas de passageiros Tude Bastos e Tatico que são parte integrante do processo licitatório foram construídos na cidade em 1996. Neste mesmo ano a operacionalização das linhas intermunicipais de Praia Grande foi iniciada. Em 1997 e 1998 houve o processo licitatório de todas as linhas municipais de Santos, quando 100% passaram a ser operadas pela Viação Piracicabana.
Pioneirismo, modernidade e inovação tecnológica fazem parte da história da empresa. Em 1998 deu início à implantação do sistema de bilhetagem eletrônica com introdução do Cartão Transporte para o Estudante.
Este sistema foi consolidado em 2000, com a comercialização do Cartão Transporte Comum e a reestruturação da área Comercial. Criaram-se os setores dentro da área Comercial Central de Atendimento (CAT) e VT Eletrônico em 2001, para permitir que as empresas adquirissem o vale Transporte de seus funcionários eletronicamente, com mais facilidades e comodidade, através do Cartão Transporte.
1.1 Produtos e Clientes
Transporte urbano de passageiros, tendo como público alvo usuários de transporte coletivo (trabalhadores, estudantes e população em geral).
Outro produto oferecido pela empresa é o cartão Múltiplo de todas as tarifas, e o cartão Smart para atender as empresas e PVT (Ponto de Vendas Terceirizadas) nas áreas de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Cubatão.
1.2 Força de Trabalho
A empresa conta com cerca de 3000 colaboradores divididos em quatro áreas: operação, manutenção, comercial e administrativa.
Área Operacional: Composta por cerca de 1700 motoristas e colaboradores que exercem funções ligadas à operação da empresa.
Área Manutenção: Composta por colaboradores responsáveis pela manutenção dos veículos como pintura, revisão preventiva, corretiva, etc.
Área Comercial: Composta por colaboradores que atuam nos pontos de ônibus, vendedores de passe, funcionários locados em lojas, quiosques, etc.
Área Administrativa: Composta por cerca de duzentos colaboradores distribuídos em diversos setores.
A empresa possui três bases para atender e multiplicar a força de trabalho. A matriz localiza-se em São Vicente, Praia Grande e Santos, onde se distribuem as tarefas e comandos aos encarregados e subordinados, rotatividade de contratações e requalificações na ausência de funcionários. Melhorias na comunidade, equipamentos avançadas e treinamentos de três em três meses. Reuniões relâmpagos frequentes para que não se sobrecarreguem os funcionários visando melhoria no atendimento com rapidez e eficiência. O recurso humano e seus sistemas de recrutamento e seleção, capacitação, com ampliação na produção do conhecimento sobre a força de trabalho nas áreas operacionais. Há também inserido dentro da empresa o departamento jurídico. Os profissionais contam com formação do ensino fundamental a cursos superiores de acordo com a função.
1.3 Fornecedores de Insumos
Compra de veículos anualmente para garantir idade média baixa da frota; peças; pneus, óleo diesel.
- Limpol - serviços externos, limpeza dos ônibus;
- Star - parte hidráulica, elétrica, reformas, pinturas em geral;
- Fábrica Petroni - cartões Múltiplos e Smart;
- Codesavi – coleta de lixo;
- CET- Companhia de Engenharia de Tráfego;
- EMTU-Empresa Metropolitana de Transporte Urbano.
1.4 Compromisso com a Sociedade
A contínua preocupação com o meio ambiente faz com que seja uma empresa socialmente responsável. Em 1997 teve inicio a aquisição de ônibus com características específicas para o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. Hoje, só na cidade de Santos são 155 veículos, ou seja, 50% da frota são especialmente fabricadas para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.
...