O Imperativo da competitividade”
Por: Adenilton Gomes • 12/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 387 Visualizações
QUESTIONÁRIO
1. Qual o significado da expressão “imperativo da competitividade”?
R: É ser capaz de resistir à concorrência do mercado, ou seja, ter condições de concorrer com os fabricantes e fornecedores de um determinado produto e serviço no mercado. Porém, a não capacidade de tal feito, se dá a extinção de determinado produto ou até mesmo da empresa do mercado.
2. Relacione os conceitos de qualidade, produtividade e competitividade?
R: Qualidade: Do latim qualitate que significa a utilidade reconhecida de um produto ou serviço em relação ao seu preço;
Produtividade: É a relação entre a produção e os fatores de produção, ou seja, a quantidade produzida pelo custo/esforços empregados na produção;
Competitividade: é ter condições de concorrer com um ou mais fabricantes e fornecedores de um produto, ou serviço em um determinado mercado, sendo assim a relação entre os conceitos consiste em produzir mais pelo menor custo e esforço( produtividade), com uma maior utilidade e durabilidade (qualidade), para concorrer com as mais requisitadas marcas do mercado (competitividade).
3. Cite pelo menos cinco características de uma empresa dita de classe mundial?
R: Começo falando no meu ponto de vista que a 1ª característica imprescindível seria:
Foco nos funcionários: Capacitação e motivação estariam lado a lado nesse aspecto, tendo em vista que pessoas são o bem mais valioso de uma organização;
Qualidade: a utilidade reconhecida de um produto;
Prazo de entrega: Além da rapidez da chegada do produto nas mãos do cliente e sua satisfação, Proporciona também menores estoques e maior capital de giro;
INOVAÇÃO – é a capacidade da empresa de antecipar-se às necessidades dos consumidores;
Tecnologia: Hoje não temos como negar que se tornou um fator de produção, tendo em vista que é o conhecimento técnico e pratico aplicado em maquinas e ferramentas.
4. Por que toda empresa deve ter algum tipo de competitividade, sob pena de sair do mercado?
R: Penso que, a competitividade está correlacionada com o poder de inovação, ou seja, a capacidade de antecipar-se as necessidades dos clientes, vamos exemplificar: A alguns anos atrás, se caracterizava a dona do mercado de higiene bucal a marca Kolynos, um creme dental de propagandas nos horários nobres nas maiores emissoras de televisão. Essa marca apenas se preocupou com a simples higiene bucal (a escovação), onde outras marcas como Oral B, Colgate e até outras de menor expressão veio antecipando necessidades dos clientes como por exemplo: Um creme dental com mais flúor, um creme dental com outros sabores, maior quantidade do produto em uma embalagem (embalagens econômicas), formulas gengivais e até mesmo escovas de dentes mais precisas e impares para cada tipo de clientes. Sendo assim, onde se encontra a Kolynos atualmente? Simplesmente com a sua falta de competitividade extinguiu-se do cenário ortodôntico e ainda com isso, suas concorrentes se mantem firmes e fortes cada vez mais inovadoras em seu seguimento. Ai então a importância de ser competitivo.
5. Como você vê o papel de gerente de operações num contexto de mercado globalizado?
R: O Gerente de operações está enquadrado no padrão global de decisões e ações, que define o papel, os objetivos e as atividades da produção.
Precisa conhecer o conjunto de políticas, planos, e comportamentos que a função produção assume dentro da empresa, identificando os anseios dos clientes, comportamento dos concorrentes e o ciclo de vida dos produtos da sua empresa.
6. Identifique pelo menos três fatores externos à empresa que influenciam na fixação de suas estratégias de marketing, de finanças e de produção. Qual o impacto desses fatores na determinação da quantidade a ser produzida?
7. Como justificar um projeto com belo desenho industrial (industrial design)
Porém pouco funcional?
8. A funcionalidade de um produto implica, necessariamente, que seja ergonômico?
R: Pela lógica sim. Imaginemos que na obtenção de um automóvel, o banco do motorista não ajusta para sua estatura e consequentemente o alcance dos pedais, como faria para conduzir esse veículo? Certamente que de uma forma não adequada daria um jeito não tão confortável assim, por isso, necessário se faz uma boa ergonomia mas nem sempre esse requisito é atendido como uma prioridade.
9. Você conhece algum modelo de automóvel que no Brasil teve um ciclo de vida superior a 20 anos? Qual?
R: Sim, o Gol da Volkswagen que desde 1980 foi desenhado no brasil e comercializado em vários países do mundo, sendo assim, o primeiro carro brasileiro a ultrapassar o fusca com 5 milhões de unidades vendidas. Mas infelizmente um dado não comemorativo é que, por ter se popularizado e sua disseminação ter sido considerável, é o carro que também é mais roubado no Brasil.
10. Aponte as relações existentes
...