O Planejamento Orçamentário
Por: silviaarlindo • 27/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 256 Visualizações
O PLANEJAMENTO ORCAMENTARIO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE UMA EMPRESA.
ALUNO
Centro Universitário Leonardo do Vinci- UNIASSELVI
Bacharelado Administração (ADG 0871), ORÇAMENTO EMPRESARIAL, 31/05/2012
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal fazer um estudo sobre o comportamento do profissional enquanto Administrador, analisando e confrontando a postura e conduta nas organizações junto ao Código de Ética Profissional do Administrador. Descreve-se Ética como conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, estando ligada aos princípios que motivam, disciplinam, orientam ou distorcem o comportamento humano dessa forma leva o individuo a refletir especialmente a respeito das normas, valores presentes no próprio cotidiano, gerando uma preocupação constante em segui um código específico ou uma conduta definida na empresa ou profissão. Verifica-se que o propósito da ética é conduzir o administrador ao desenvolvimento de todos meios na organização, visando à responsabilidade profissional.
Palavras-Chave:.
1 INTRODUÇÃO
O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA), é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e estando fundamentado num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e orientação para que o profissional da administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, mostrando o papel do administrador para si e diante da sociedade executando bem suas funções e deveres.
Desta forma o administrador tem no Código de Ética a sua bússola que devera norteá-lo ao longo da sua trajetória, sempre de acordo com normas de conduta profissional que conduzem as relações do indivíduo com seu cliente e com todas as demais pessoas com quem se relacionam.
Verifica-se que o propósito da ética é conduzir o administrador ao desenvolvimento em todos os tipos de organizações, visando à responsabilidade do profissional estando ele apto para diversas situações.
2 ÉTICA
Segundo Tomelin, Siegel (2007, p. 104) “A palavra Ética surge do grego ethos, que significa habitos, costumes, enquanto que a moral surge do latim moralis, que tambem tem o significado habitos, costumes, conduta.”
Verifica-se que todo individuo se utilizam da Ética em diversas situaçoes sendo ele administrador ou não, pois a ética esta inserida de forma clara na sociedade com a finalidade de contribuir para o bom estabelecimento dos direitos e deveres. Pode-se constatar que a ética esta presente com a função de nortear comportamentos, ações e postura, assim como é a base do codigo de ética profissional do administrador.
Atualmente, a maioria das profissões tem o seu próprio código de ética, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, freqüentemente incorporada à lei pública. Sendo assim os princípios éticos passam a ter força de lei, e seu não cumprimento pode resultar em sanções, executadas pela organização e sociedade profissional deixando claro que o mesmo não esta apto para exercer a profissão.
2.1 A Ética e o Administrador
Verifica-se que a ética na administração trata-se do comportamento do administrador dentro da organização, para que o mesmo venha agir de acordo precisa ter conhecimento da política da empresa, suas normas, regras, objetivos e metas regidos no código de ética profissional do administrador.
É importante que o administrador não se perca envolvido nas negociações e tramites da prática de negócios a fim de atender o mercado a qualquer custo, descuidando-se da postura para atuar, focalizando nas questões financeiras não valorizando a importância da ética e a prática do código de forma primordial. Evitando a realização de atos não éticos, na posição de gestor assumindo a responsabilidade de levantar a bandeira da moral.
3 O PAPEL DO ADMINISTRADOR NO MUNDO AÉTICO
Pode-se observar constantemente em situações atípicas na postura de profissionais seja ele administrador ou não, devido ao grande crescimento do mercado profissional tender a corromper ou deixa-se corromper por diversos motivos assim tendo uma postura amoral e se tornando um ser aético.
Ser aético é o mesmo que ser amoral, ir contra padrões aceitáveis de conduta nas várias relações que se constituem na sociedade de uma forma geral. Atualmente pode-se observar uma inversão de valores morais, as más práticas são tidas como boas práticas e vice-versa. Isso pode ser notado em todos os tipos de organização social: civil, pública, entre outras. (Site CRA-RJ)
Cabe ao administrador fazer sempre uma avaliação pessoal dos seus conceitos morais a todo o momento, avaliando a sua postura no meio organizacional, tomando como base o código de ética profissional do administrador e seu juramento. Para que não tenha duvidas entre o certo ou errado, por sua vez não sofrer nenhuma sanção.
É importante enfatizar que a ética não é uma ferramenta difícil de ser utilizada quando as prioridades são os valores morais e honestidade constante. Ao exercita a boa postura o profissional mesmo que tentado a inclina-se para o lado a moral mantendo-se distinto.
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86).
O profissional ético esta a todo o momento sendo testado pelas situações que se apresentam diante do mesmo, tendo que ter uma postura forte para não sofrer pressões interna e externa sobre suas ações.
4 SURGIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR
Com base nos estudos de Sá (2001, p. 138) “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade”.
Para exercer bem toda e qualquer atividade profissional deve-se ter um referencial, pensando desse modo criou-se o Código de Ética Profissional do Administrado. Devido a grande necessidade em ter normas e leis para bem exercer as suas funções.
...