Os Métodos Qualitativos
Por: Matheus Telles • 1/10/2019 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
METODOS QUALITATIVOS
A crise do paradigma dominante (racionalidade científica) indica q ele não abrange mais como um todo as questões teóricas e sociais de uma sociedade e a complexidade do objeto de estudo.
A dupla ruptura visa democratizar o conhecimento científico, aproximando a ciência do senso comum e criando uma forma de conhecimento q seja prática sem deixar de ser esclarecida, e que seja sábia sem deixar de ser democraticamente distribuída. Ela transforma a própria ciência e contribui para uma emancipação cultural e social.
Responda essas perguntas aqui q a gente tá bem pra prova.
O que é senso comum?
O que é ciência?
O que foi a primeira ruptura epistemológica?
O que é a dupla ruptura epistemológica?
Qual paradigma dominante?
O que é a crise do paradigma dominante?
1.Modo de pensar sem embasamento acadêmico, comum a maioria, "vulgar", caracterizado pelo empirismo e conservadorismo
2.Deriva do latim sciência, que significa "saber". Baseia seus princípios em testes e praticas, calcadas na tentativa de explicação de fenômenos diversos como os econômicos,sociais e naturais.
3.Segundo Bachelard, seria necessário romper com formas de conhecimento falsas,baseadas em opiniões, para que se tornasse possível o conhecimento cientifico, racional e valido.
4. De acordo com o texto, a segunda ruptura, conhecida também como reencontro, se torna possível dentro de um paradigma cuja forma de conhecimento se constrói contra o senso comum, e o ignora, pressupondo apenas uma forma de conhecimento valido. Assim, a dupla ruptura é o "reencontro" da ciência com o senso comum, visto que, é necessário tanto para ciência quando para o senso comum se reconciliarem para então poderem se superar e dar lugar a outra forma de conhecimento, o que gera um ciência mais prudente e um senso comum mais esclarecido.
5.Um paradigma que pressupõe uma única forma de conhecimento cientifico cuja validade reside na objetividade que decorre da separação entre teoria, pratica, ciência e ética, reduzindo o mundo dos observáveis aos quantificáveis.
6.A crise do paradigma não tem esse projeto de emancipação cultural... Ela apenas quebra com o conhecimento científico dominante, não necessariamente se volta para o senso comum
...