PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL
Por: mbrolim • 19/7/2015 • Trabalho acadêmico • 4.160 Palavras (17 Páginas) • 477 Visualizações
PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL
RESUMO
Com a preocupação sobre questões ambientais, o termo que tem estado em pauta prioritária do poder público e na esfera privada, é o Planejamento Ambiental. O tema tem sido visto como uma opções para promoção do desenvolvimento de meio ambiente urbano, que através da preservação de seus recursos vem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Palavras-chave: Planejamento. Gestão ambiental. Desenvolvimento sustentável.
1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Quando se fala em desenvolvimento sustentável, a intenção também é de que se discuta as definições de sustentabilidade. Clovis Cavalcanti define sustentabilidade como: “significa a possibilidade de se obterem continuamente condições iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores em dado ecossistema” (CAVALCANTI, 2003).
Segundo CAVALCANTI, ao se discutir desenvolvimento sustentável, assume-se a idéia de limitar o ilimitado consumo e progresso material, ao mesmo tempo que critica o crescimento desenfreado e despreocupado com as gerações futuras. Outros autores também definem Sustentabilidade como: HENRI ACSELRAD, que afirma as associações à noção de sustentabilidade, algumas questões discursivas como: da eficiência, antagônica ao desperdício da base material do desenvolvimento, com reflexos da racionalidade econômica sobre o “espaço não-mercantil planetário”; - da escala, determinante de limites quantitativos para o crescimento econômico e suas respectivas pressões sobre os recursos ambientais; - da eqüidade, articuladora analítica entre princípios de justiça e ecologia; -da auto-suficiência, desvinculadora de economias nacionais e sociedades tradicionais dos fluxos de mercado mundial, como estratégia apropriada para a capacidade de auto-regulação comunitária das condições de reprodução da base material do desenvolvimento; - da ética, evidenciadora das interações da base material do desenvolvimento com as condições de continuidade da vida do planeta. (ACSELRAD, 2001).
Após a Conferência Rio-92, outras conferencias surgiram para tratar de Desenvolvimento Sustentável. Segundo o retrospecto feito pela autora ASPASIA CAMARGO, a Rio-92 levantou tantas perspectivas positivas, que acabou por gerar grandes frustrações. Entretanto, colaborou para o reconhecimento do desenvolvimento sustentável como a esperança para a resolução dos problemas ambientais (CAMARGO, 2004).
2 SUSTENTABILIDADE URBANA
Nas principais cidades do Brasil, alguns problemas são causados, principalmente, pelo crescimento da população urbana há muitos anos. As grandes cidades tem seu visual denegrido pela violência, enchentes, tráfego excessivo, poluição, desigualdade social e muitos outros fatores.
...