PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS
Por: Danilo Moreira • 29/4/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.846 Palavras (8 Páginas) • 117 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS
[pic 1]
Aluno(a): Danilo Moreira Mattos.
Turma...: C02.
Trabalho sobre: TRABALHO SOBRE O MÓDULO - III
[pic 2]
Goiânia, 15 de Março de 2022.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC GOIÁS.
Escola de Gestão & Negócio - Disciplina: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Prof. Ricardo William Borges,Ms. – Goiânia, 03/03/2022 – Turma. C02.
EXERCÍCIOS DO MÓDULO – III – ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
Primeira Questão:
Sabemos que qualquer empresa que pretenda se destacar em seu segmento de atuação deve dispor de um planejamento estratégico onde se define claramente sua visão, sua missão e sua finalidade, difundindo-a por toda EMPRESA de forma que todos os colaboradores tenham conhecimento dos objetivos estratégicos. [pic 3]
- Para a elaboração do planejamento estratégico da empresa você irá realizar a análise do ambiente onde está inserida e, você como consultor dê sua opinião sobre este tema?
- Considerando o ambiente interno e analisando uma empresa qualquer, identifique e cite três pontos fortes e Três pontos fracos e quais estratégias você adotaria para combater os pontos fracos e potencializar os pontos fortes identificados.
Segunda Questão:
Atualmente vivemos em um mercado competitivo, onde o sucesso da empresa depende de vários fatores. Um desses fatores é o PLANEJAMENTO. O Planejamento é como um mapa de percurso: dá o direcionamento das ações a serem seguidas e, como se trata de uma análise de riscos, possibilita estabelecer estratégias para minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso. Ele ajuda a identificar clarificar e explorar as oportunidades; é uma referência a ser seguida. [pic 4]
- Mas, de que forma o planejamento pode contribuir para viabilizar a realização de uma "boa ideia"?
- Planejar é garantia de sucesso? Dê sua opinião técnica sobre esta questão?
Terceira Questão:
Existem fatores externos que influenciam diretamente o planejamento empresarial. Dentre eles citamos o mercado concorrente, fornecedores, público alvo, etc. É muito importante que a empresa esteja atenta às tendências do mercado e às mudanças, a rapidez e a flexibilidade com que muda suas estratégias são fatores primordiais para atingir o $uce$$o.
- Você como estudante de economia, administração e contábeis imagina que o pequeno empresário realiza constantemente a análise de fatores externos em sua empresa. Conhece o seu público alvo. Nesse caso, qual o seu conselho como consultor dessa empresa?
Quarta Questão:
É muito comum o empresário achar que uma empresa que vende os mesmos produtos que os dele são concorrentes e ele está certo, pois, os concorrentes são aqueles que oferecem bens/serviços iguais ou semelhantes aos seus para o mesmo mercado consumidor.
- Como você faria para identificar os concorrentes de uma empresa em que está dando uma consultoria?
- Quais as características destes concorrentes em relação a esta empresa: tamanho, pontos fortes e fracos?
Quinta Questão:
Já falamos sobre a importância do planejamento, dos pontos fortes e fracos e dos fatores externos. E os fatores internos? Continuando nossas discussões e análises, observamos que, além dos fatores externos, existem fatores internos que influenciam no Planejamento de uma empresa, como exemplo citamos as áreas de Recursos Humanos, Financeira, Marketing e Vendas.
[pic 5]
A empresa é um organismo vivo, e por isso, os setores devem estar integrados. Qualquer desarmonia poderá ocasionar mudanças no planejamento realizado. Na maioria das empresas em que você conhece responde:
- Os setores da empresa estão integrados?
Na maioria dos casos as empresas buscam a integração.
- O setor de compras e estoques está integrado ao setor financeiro?
São dois setores que precisam caminhar em sintonia. E estão integrados.
- O setor de vendas está integrado ao setor de cobrança e este por sua vez, está integrado ao setor financeiro?
Integração completa entre esses três setores
Sexta Questão:
Os fatores internos e externos devem ser avaliados de forma conjunta, e assim permitir ao empresário adotar as decisões adequadas para o sucesso do empreendimento. Um dos fatores que tem de ser avaliado dessa forma é a sazonalidade. (Sazonalidade é quando um fator externo interfere nos resultados de um negócio. Isso pode ser de forma positiva ou negativa. É positiva quando aumenta a quantidade de vendas, como no Natal, por exemplo. E negativa quando há uma baixa, como uma sorveteria no inverno).[pic 6]
Ela se configura um fator externo, por não ser provocada e iniciada dentro na empresa, porém sua neutralização depende de fatores internos, como a adoção de estratégias para atravessar com sucesso essas épocas de queda nas vendas.
- Você na qualidade de consultor cite três maneiras de minimizar os efeitos da sazonalidade em uma empresa?
Nenhum obstáculo será tão grande se sua vontade de vencer for maior. - Desconhecido
Resposta
Análise do cenário
Nessa primeira etapa, é o momento de você analisar o cenário no qual a sua empresa está inserida ou do qual deseja fazer parte o que é válido no caso de novas organizações. Em outras palavras, a essência dessa fase inicial é fazer um diagnóstico do mercado, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Além disso, identificar como eles podem influenciar a sua empresa. No contexto interno, é preciso avaliar quais são os pontos fortes que podem ser alcançados e capitalizados pela sua empresa. E não se pode esquecer também dos pontos fracos, isto é, das limitações que devem ser superadas em qualquer ambiente, seja ele técnico, financeiro ou de recursos humanos, entre outros. Já no meio externo, é preciso compreender como as oportunidades e ameaças podem impactar o andamento do seu negócio tanto no presente quanto como no futuro.
...