Portfólio - Planejamento Estratégico e Jogos Empresariais
Por: Gabi Soares • 13/10/2020 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
GABRIELA SOARES
PORTFÓLIO 02
Planejamento estratégico e Jogos empresariais
CAMPINAS, SP
2020
O ambiente onde vivemos é um lugar de constante mudanças, o que leva o administrador a buscar mecanismos para compreender quais medidas são necessárias para o sucesso de uma empresa e sua manutenção no mercado.
Partindo para a evolução histórica, entende-se que a agricultura revolucionou a vida humana, em um processo lendo e gradual. O que antes eram grupos pequenos pela limitação dos alimentos, após a revolução, se tornaram maiores criando assim vantagens, como por exemplo, a proteção contra os predadores e o fomento de novas técnicas e conhecimentos.
Com mais conhecimento, não era mais necessário que a população mudasse sempre de região, como os nômades faziam.
Com isso surgiram as cidades e estados, e as estruturas sociais e administrativas foram evoluindo, sendo necessário o aprimoramento do processo produtivo.
Após a idade média, por conta descrença com a imposição religiosa, levou-se a um novo modo de pensar, criar e propagar ideias, iniciando então, a Renascença na Europa. A criação da máquina de escrever também foi um marco para essa propagação de ideias, o que foi chamado de “segunda onda de transformação”
Já no século 17, houve um avanço de teorias da física, matemática, mecânica, o que influenciou as pessoas a pensarem sobre si mesmas, e usarem das suposições que essas técnicas traziam para a humanidade.
Avanços tecnológicos e o desenvolvimento social, ocorreram simultaneamente. Com isso, foi desenhada a revolução industrial.
Ela foi um conjunto de mudanças, onde as famílias e pequenas organizações artesanais passaram a dominar o processo produtivo para organizações de grande porte e com alta escala de produção. Nesta etapa, o trabalho artesanal foi substituído pelo uso de máquinas e passou a ser assalariado.
O mundo passava por constantes e grandes mudanças, e como consequência, a indústria também. Isso forjava condições para o aparecimento da teoria administrativa, que se consolidava gradativamente.
Em toda essa mudança, se faz presente os cenários, que consistem em ações pensadas no presente, que resultam no futuro. É antecipar o futuro por meio da análise das incertezas, considerando as opções de ação no presente objetivando-se o futuro.
No início do século 20, Taylor desenvolveu a chamada Ëscola da Administração Cientifica”, onde sua preocupação principal era racionalizar o trabalho dos operários. Já Fayol, desenvolveu a teoria clássica, que visava aumentar a eficiência da empresa por meio da organização.
Até a década de 1920, não havia nada a se considerar sobre o planejamento estratégico. Os cenários apareceram pela primeira vez logo após a segunda guerra mundial, como uma proposta da força aérea norte americana de prever os ataques inimigos, preparando assim, estratégias como alternativas.
Nesse período, o uso dos cenários passa a ser visto como um método científico, sendo utilizado para o estudo de futuro na tecnologia nuclear, nos meios de comunicação e outros, mas ainda não sendo postos em prática em ambiente corporativo.
...