Produção de Cachaça Artesanal: As Implicações da Extrafiscalidade dos Tributos
Por: arley50 • 15/5/2019 • Monografia • 17.590 Palavras (71 Páginas) • 262 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Produção de Cachaça Artesanal: As implicações da Extrafiscalidade dos Tributos.
ARLEY SILVA BRAGA
JUIZ DE FORA
FACC / 2018
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
RAZÃO SOCIAL DA ORGANIZAÇÃO
Relatório de Estágio Supervisionado elaborado pelo acadêmico (Arley Silva Braga) vinculado ao Bacharelado em Administração Pública da FACC/ UFJF, como requisito final para a integralização dos créditos e a consequente obtenção do título de Bacharel em Administração Pública.
Orientador: Prof. Me José Flávio de Melo Moura
Juiz de Fora
FACC /UFJF
2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ORGANIZAÇÃO
Aluno: Arley Silva Braga
Matrícula na UFJF: 201474009C
Área de Concentração: Polo de Ubá
Organização concedente:
Setor onde foi realizado o estágio:
Cargo/Função na organização
Período de realização:
Carga Horária Total:
Supervisor da organização:
Cargo:
ATESTADO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO
Atesto, para comprovação do Estágio curricular, que o aluno (Arley Silva Braga), estagiou na (nome da empresa), no (nome do setor), no período de (data completa) a (data completa), com carga horária total de 300 horas.
Local e data
Assinatura do Supervisor do Estágio na Organização
Carimbo da Organização
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
FOLHA DE AVALIAÇÃO
Após a análise e avaliação da parte textual do trabalho elaborado pelo discente Arley Silva Braga, matrícula nº. 201474009C, a Banca Examinadora, composta pelos Professores abaixo assinados, decidiu por atribuir a nota ___________________________________________, qualificando-o portanto, para a realização da defesa oral, que será realizada em 12 de novembro de 2018.
Juiz de Fora, 12 de novembro de 2018.
________________________________________
Prof. Me. José Flávio de Melo Moura
Orientador
________________________________________
Prof. Geraldo Magela
Avaliador
Dedico este trabalho em especial a minha esposa Rosilene P. Nunes pelo amor, incentivo e apoio incondicional o que muito me ajudou a vencer os desafios dessa etapa de minha vida. E às minhas “filhas do coração” Samilla Nunes e Virna Ísie Nunes, pela compreensão de minha ausência constante.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiro a Deus por ter me dado forças para superar as dificuldades e saúde para aguentar as inúmeras noites sem dormir. A Instituição UFJF e todo o seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram esse universo de conhecimento superior, no mérito e ético aqui presentes. Ao meu orientador Prof. Me. José Flavio de Melo Moura, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos. À minha esposa, companheira e amiga Rosilene P. Nunes, pelo apoio incondicional e pela companhia diária. Às minhas amadas “filhas do coração” Samilla Nunes e Virna Ísie Nunes, aos meus sobrinhos Gustavo B. Braga e Daniel S. Braga e a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.
RESUMO
O estudo trata dos efeitos da extrafiscalidade de impostos sobre a produção de cachaça artesanal. Para tanto, abordar uma historiografia, como as associações de produção de bebidas em uma série de processos, como as associações de produtores, destacam-se por seus microempreendedores. A qualidade da cachaça para inserção no mercado, o aspecto geral, a qualidade da cachaça e as características de uma cachaça de boa qualidade, especialmente a cachaça artesanal e seu alto padrão de qualidade, desde a cana até a produção final. Para atingir os objetivos deste trabalho, utilizou-se o método de análise bibliográfica, a fim de compreender as discussões sobre o tema. Como resultado, foi relatado que uma extrafiscalidade não está sendo alcançada pelo consumo de uma cachaça, e que a principal perda é o pequeno produtor. Este estudo trouxe indícios de que o consumo de um produto nocivo não é necessariamente reduzido através de aumentos de impostos.
...