Projeto hipotético utilizando a epidemiologia social para identificar os potenciais problemas relacionados à saúde dos profissionais
Por: anaccrosa • 23/5/2015 • Projeto de pesquisa • 4.160 Palavras (17 Páginas) • 589 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
6º Semestre (cursando 1º série)
Ana Cristina da Rosa Silva RA 5379975716
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: EPIDEMIOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TABOÃO DA SERRA – SP
2015
ANA CRISTINA DA ROSA SILVA RA 5379975716
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: EPIDEMIOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Anhanguera Educacional como cumprimento de requisito obrigatório do Desafio Profissional.
TUTOR PRESENCIAL: Sebastião Antônio da Silva
TUTORA A DISTÂNCIA: Larissa Fernandes de Menezes
TABOÃO DA SERRA – SP
2015
SUMÁRIO
Introdução Página 04
Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica Página 04
Epidemiologia Social Página 05
A Saúde do Trabalhador Página 05
Principais Fatores de Risco para a Saúde do Trabalhador Página 06
Qualidade de Vida dos Trabalhadores nos Serviços em Saúde Página 07
Qualidade de Vida no Trabalho segundo Maslow Página 07
Comportamento Organizacional Página 08 Metodologia e Público Alvo Página 09
Análise do Resultado da Pesquisa Página 09
Relatório de Pesquisa Página 10
Plano de Ação Página 11
Forma de Avaliação das Ações Implantadas Página 13
Considerações Finais Página 13
Referências Página 14
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem por finalidade de apresentar a construção de um projeto hipotético utilizando a epidemiologia social para identificar os potenciais problemas relacionados à saúde dos profissionais com o objetivo de estabelecer prioridades, alocar recursos humanos e avaliar os resultados na qualidade da assistência oferecida aos clientes-usuários numa instituição de serviços de saúde.
A proposta deste projeto é refletir sobre epidemiologia social buscando explicar os efeitos sobre a saúde e o bem-estar devido à fragmentação social com o objetivo de reduzir os efeitos das questões estressoras na saúde e, assim, reduzir o risco de novas patologias; E também transmitir a necessidade de melhoria no comportamento e desenvolvimento dos indivíduos em um ambiente organizacional de uma instituição de saúde diante dos processos de mudanças implantados, identificando os impactos na qualidade da assistência oferecida aos usuários.
Abrangendo uma pesquisa de campo num Hospital Público Municipal de São Paulo e também uma pesquisa bibliográfica e descritiva, focada em epidemiologia e saúde do trabalhador, bem como a qualidade de vida no trabalho.
INTRODUÇÃO
Uma definição precisa do termo epidemiologia não é fácil: sua temática é dinâmica e seu objeto, complexo. Pode-se, de uma maneira simplificada, conceituá-la como: ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Atualmente, além de dispor de instrumental específico para análise do perfil de saúde-doença na população, a epidemiologia possibilita aclarar questões levantadas pelas rotinas das ações de saúde, gerando novos conhecimentos. Seu fim último é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o soerguimento do nível de saúde das coletividades humanas.
Considera-se que seja uma busca constante do ser humano obter melhoria da qualidade de vida, representada pelo bem estar, equilíbrio físico, psicológico e social. Assim, a procura para conseguir uma vida mais satisfatória mobiliza profissionais de diversos segmentos, na tentativa de oferecer alternativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.
...