RESENHA CRÍTICA A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXERCITO
Por: Jéssica Gonçalves • 4/11/2019 • Trabalho acadêmico • 921 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇO
Resenha Crítica de Caso
Camila Cristina Candido
Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas e Competências
Tutor: Prof. Marcelino Tadeu de Assis
Matão
2019
A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXÉRCITO
Referência: POLZER, Jeffrei T. A Guarnição do Rema do Exército. Harvard Business School, março 2004, disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0004/Biblioteca_42598/Biblioteca_42598.pdf Acesso em: 01/11/2019
O caso trata de uma guarnição de remo do exército que tem como objetivo vencer o campeonato nacional de remo, o qual participam mais de 100 escolas.
Temos informações sobre duas equipes que foram divididas após terem sido submetidas a alguns testes que avaliavam velocidade, força e coordenação motora.
Ele também nos dá um histórico de como foi feita a seleção das equipes e os critérios utilizados para determinar qual a equipe mais forte e a mais fraca, onde realizou-se a avaliação de desempenho individual com os integrantes da guarnição, detalhando como são compostas, descrevendo pontos fortes e minuciosos que deveriam destacar-se para o sucesso da equipe. No decorrer da leitura encontramos algumas situações problema e as tentativas de solução por parte do técnico que, por sua vez, observa não somente o desempenho físico, mas enxerga a questão comportamental que afeta o desempenho de ambas as equipes e o porquê de cada uma delas acontecer.
Nos deparamos com os aspectos que as falhas individualistas podem trazer e de que maneira ela deve ser corrigida o mais rápido possível sem afetar a equipe, a qual não pode se deixar abater como um todo, tendo uma sincronia perfeita em seus movimentos.
Relacionando com a vivência empresarial, abordando a gestão de pessoas - que é o setor que possui grande responsabilidade na formação de profissionais, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da intuição do próprio profissional - podemos estudar o caso da seguinte forma:
Remadores – colaboradores da empresa, os quais a finalidade é o trabalho correto e sucesso no final do mesmo, porém com uma confiança compartilhada, porque nada adiantaria todo esforço sem um retorno em conjunto, o chamado “cada um por si” só atrapalharia toda a equipe e a maneira de trabalho.
Treinador - o Gestor que avalia e remete a informação necessária destacando os pontos de cada colaborador, ou seja, deslocando os de maneira mais proveniente e segura para um bom resultado final. Formando uma equipe na qual tenham o mesmo propósito em relação a pensamento e metas. Onde ninguém hesite em concertar seus erros em prol ao grupo, agindo com a mesma intenção que os demais.
Podemos notar que as equipes comparadas e seus desempenhos com o que acontece nos dias de hoje nas empresas de maneira geral.
O caso também nos traz informações de quais eram os fatores necessários para obtenção do sucesso, que no caso da guarnição é exigida a uma combinação única de habilidades pessoais e coordenação em equipe, avaliadas após análises de pesquisa e variáveis de exercícios e treinamentos, tanto em equipe como individualmente, quesitos objetivos e em comparação de capacidade, força e resistência, separados como anteriormente citados, informações que possibilitam o treinador a destacar as habilidades do grupo composto ou a ser composto, para o sucesso da Guarnição.
...