RESENHA CRÍTICA: O APAGÃO DA LEITURA
Por: anakengerski • 24/11/2017 • Resenha • 404 Palavras (2 Páginas) • 1.676 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
RESENHA CRÍTICA: O APAGÃO DA LEITURA
Acendendo as luzes da leitura
A reportagem chama a atenção por apresentar dados lastimáveis. Segundo a pesquisa da Adriana Natali, publicado na revista língua portuguesa no ano de 2012, somo um país sem leitores. O Brasil, segundo a autora, vive prosperidade mendiga na leitura, não conseguimos compreender o que lemos, nem nós mesmos, a parte privilegiada com o ensino superior, que segundo índices, lê minimamente. Fazendo questão de ler somente o necessário ou nem isso.
A autora a partir da pesquisa publicada pelo Indicador no Alfabetismo Funcional 2011-2012, do Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa, mostra que só um em cada três brasileiros com ensino médio completo, é de fato alfabetizado, e dois em cada cinco com formação em nível superior têm nível insuficiente em leitura. E analisando esses dados, torna-se preocupante ao fato de pensar em como são esses acadêmicos, ou como no futuro poderão lecionar e ensinar com um nível de leitura tão precário. Se tornando assim maus profissionais.
Com base em pesquisas feitas pela a autora, de acordo com Manolo Florentino, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é impressionante a coerência nos dados, pois uma formação básica ruim se expressa na graduação, tornando-a em geral, muito ruim. A partir de análises feitas pela autora nos estudos realizados pelo Ministério da Educação, essa crise da má leitura, é resultado da exclusão histórica dos brasileiros, dos séculos, e da falta de investimentos no acesso popular à educação.
Para Luciana Velinhoso Corso, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, citada pela Adriana Natali, essas dificuldades podem ser resolvidas com algumas estratégias, como por exemplo, ler e averiguar se de fato entendeu, fazer questionamentos sobre o texto, destacando as idéias principais do texto e grifar palavras desconhecidas em seu vocabulário.
Diante dessas reflexões, pode-se afirmar que já está mais do que na hora dessa situação tomar um rumo diferente, fazendo com que todos nós hajamos de maneira diferente, tornando a leitura e a prática de ler um hábito.
...