RESTAURANTE SMAK
Por: Aline1601 • 17/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.749 Palavras (7 Páginas) • 373 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALINE CAMILA MOLLER RA: 2810707715
ANDRIELI SOUZA MACHADO RA: 2810712170
BRUNO DA CUNHA SILVEIRA RA: 2810712197
MARIA MACHADO KAMPFF RA: 1705800101
MAURICIO ARMESTO DIAS RA: 1709927055
DESAFIO PROFISSIONAL:
Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
TAQUARA-RS
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. PESQUISA EMPREENDEDORA (PASSO 1)
3. PLANO DE NEGÓCIO (PASSO 2)
4. ANÁLISE SWOT (PASSO 3)
5. DIAGNÓSTICO - RESTAURANTE SMAK (PASSO 4)
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo verificar através da pesquisa empreendedora, possibilidades que não levam a empresa a ter longa duração no mercado, constatou-se assim, os fatores que induzem as empresas ao fracasso prematuro.
Com isso obteve-se uma análise de caso do restaurante SMAK, que apresentou dificuldades no gerenciamento devido à falta de planejamento, inovação, experiência e qualificação profissional.
Embora esteja situado geograficamente em um lugar privilegiado, tendo como seu ponto forte a agricultura familiar e atividade turística, infelizmente ocorreu à queda da sua clientela afetando seus lucros e, assim, seu crescimento.
Verificou-se então, que para haver um crescimento empresarial, deve-se obter um rigoroso plano de negócio. Ressaltando também, os pontos fortes e fracos, e seu diagnóstico final, que segundo Rebouças (1991, p.94);
“a analise interna tem como finalidade colocar em evidencia as deficiências e qualidades da empresa que esta sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado.”
2. PESQUISA EMPREENDEDORA (PASSO 1)
Segundo dados do SEBRAE (2004), das empresas abertas, 31% não ultrapassam o primeiro ano de atividade e após 5 anos chega a 60%, criando assim, altos índices de mortalidade precoce das Micro e pequenas empresas.
Conforme pesquisa identifica-se vários fatores que podem levar as pequenas e médias Empresas ao fracasso prematuro, e verificou-se que a causa da mortalidade ocorre devido a vários fatores associados, que acumulados, aceleram esse estágio, sendo os três principais: a falta de clientes, a falta de capital de giro, a carga tributária elevada, e assim, conclui-se que geralmente os motivos que levam pequenas e médias empresas ao término de suas atividades, são:
- Falta de experiência profissional
- Lucros insuficientes
- Juros elevados
- Perda de mercado
- Mercado consumidor restrito
- Negligência
- Capital insuficiente
- Clientes insatisfeitos
- Fraudes
- Não ter visão em longo prazo
- Nenhuma viabilidade futura
- Vendas insuficientes
- Fraca competitividade
- Recessão econômica
- Despesas excessivas
- Dívidas e cargas demasiadas
- Não ter controle financeiro
- Perder o senso de realidade
- Misturar as contas da empresa com as contas pessoais
- Gastar muito no desenvolvimento do produto.
Conforme Lakatos e Marconi, o método.
[...] é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões na pesquisa (2005, p.83).
3. PLANO DE NEGÓCIO (PASSO 2)
Observou-se que o restaurante SMAK esta tendo dificuldades para gerenciar seu estabelecimento, pois não segue e nem tem um planejamento adequado.
Nesse caso, uma das formas mais eficaz para obter sucesso em seu empreendimento é ter um bom plano de negócio.
Mas, o que é um plano de negócio?
Segundo Dornelas (2015), o plano de negócio é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas, a fim de buscar informações detalhadas sobre seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre fraquezas e pontos fortes do negócio.
O mesmo autor ainda comenta, que a sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócio. As seções que compõe um plano de negócio geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento. (DORNELAS, 2015)
Estrutura do Plano de Negócio
Não existe uma estrutura fixa para o plano, pois existem diversos ramos de atividades e cada uma tem suas particularidades e semelhanças, e é muito difícil definir o modelo padrão do plano de negócio. A estrutura adequada para uma empresa de pequeno porte deve conter de dez a 15 páginas, e é dividida em seções, as quais são:
- Capa - é uma das partes mais importantes do plano de negócio, pois é a primeira página a ser visualizada, ela deve conter todos os dados necessários da empresa.
- Sumário - deve conter os títulos e as páginas de cada seção.
- Sumário executivo- é a principal parte do plano, pois fará o leitor decidir se vai continuar lendo o documento ou não e contém o resumo das principais informações do plano.
- Análise Estratégica- é à base do plano, pois nos permite ver as forças e fraquezas, situação atual e objetiva da empresa.
- Descrição da Empresa- onde se faz o detalhamento da empresa, histórico, crescimento, localização, entre outros.
- Produtos e Serviços- nesta, se faz a descrição dos produtos e serviços da empresa: como são produzidos, quais os meios utilizados, o ciclo de vida e etc.
- Plano Operacional- onde se faz a pesquisa mais profunda sobre o sistema produtivo, e as ações de planejamento sobre a produção da empresa.
- Plano de Recursos Humanos- nesta seção são apresentados os planos de treinamento e capacitação dos funcionários da empresa.
- Análise de Mercado- nesta análise o autor deve realizar uma pesquisa, mostrando que os executivos estão a par do mercado que consome o seu produto.
- Estratégia de Marketing- é onde a empresa pode conquistar sua fama, trazendo inovações em seu produto para atrair o público alvo.
Seguindo esse modelo de plano de negócios o restaurante SMAK pode estruturar-se melhor, assim trazendo avanços para seu empreendimento, gerando mais lucro e mais rentabilidade para seu negócio.
...