Resenha Direito Administrativo
Por: roseunib • 5/3/2020 • Resenha • 1.519 Palavras (7 Páginas) • 212 Visualizações
RESENHA DIREITO ADMINISTRATIVO
Aluno: Roberlania Morais Sampaio
Curso: Serviços Jurídicos
Disciplina: Direito Administrativo
Nome: Luiz Fernando si lva
Curso: direito Penal Mi litar
D is c ipl i na: Di reito A dministrativo Co nstituc io nal e
Civi l.
Os D i reitos Administrati vos , Constitucionai s e
Civi s ome: Luiz Fernando si lva Curso: direito Penal Mi litar D is c ipl i na: Di reito A dministrativo Co nstituc io nal e Civi l. Os D i reitos Administrati vos , Constitucionai s e Civi s
O presente trabalho consiste em uma analise sistematiza a dos conteúdo s visto s nestas três área s do direito : administrativo constitucional e civil. Foram apresentadas a postilas recheadas de assuntos que são os pilares de cada matéria , que foram muito bem analisadas e comentadas individualmente pelo s autores . A parti r da leitura de cada conteúdo foi possível perceber que cada ramo tem suas peculiaridades que as diferencias das demais , porém também em sua maioria , formam um conglomerado de normas que se entrelaçam ditando os rumos da vida em sociedade.
Achei interessante como os textos foram estruturados . Eles são fragmentados, quando possível , em capítulos menores de modo a auxiliar na divisão em unidades do estudo. Isso facilita muito positivamente no planejamento do estudo , já que facilita na assimilação dos conteúdos apresentados. Para começar temos o direito administrativo que surge com muita importância e relevância com a democratização do País e com a busca de serviços públicos cada dia mais eficientes . Sempre ligado a os demais ramos do direito e principalmente ao direito constitucional este conjunto de normas visa principalmente mostrar a função do estado na vida dos indivíduos em sociedade, como se deve portar na resolução das responsabilidades dos entes esta tais. O primeiro tópico do texto tem o assunto referente ao regime jurídico administrativo uma características deste tópico esta na função administrativa que se refere ao pode -dever do Estado na busca do interesse coletivo , onde não a margem para autonomia da vontade sobressaindo o interesse da sociedade como um todo ao invés do desejos particulares. Após este tópico inicial o texto traz a ceara os princípio s norteadores da função administrativa, que se apresentam como basilares principalmente a suprema cia do interesse publico sobre o direito privado e a indisponibilidade do direito publico. Outro ponto que precisa ser destacado são os princípios do regime jurídico administrativo, que são o cerne de todos os atos praticados pela administração publica , dentre muitos os que mais se destacam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e a eficiência . Em termos práticos temos uma excelente fonte de material , muito completo para estudos que passa desde os princípios mais básicos ate aos conceitos mais complexos de direito administrativo . Em direito constitucional temos o ramo do direito que explora , interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. Tem por objeto o estudo do Poder, sua organização , estruturação , limitação . Os temas foram muito bem trabalhados pelo autor expos de forma clara e concisa os assuntos . Inicia -se o desenvolvimento da obra pela discussão da estrutura dos direitos fundamentais sociais. Os direitos fundamentais sociais garantem a liberdade fática. Os direitos fundamentais sociais vêm constituídos pelo chamado mínimo existencial material como medida do menor grau de proteção (ex. educação , serviços de saúde). O conceito de dignidade da pessoa humana necessita de uma definição concreta do mínimo social ou standard mínimo , compreendido como mínimo existencial que corresponda à proteção do Estado , conforme o direito fundamental de liberdade. O teor de tal conceituação deve ser principalmente, positivo , não interpretado de forma restritiva , mas sim progressivamente fixado e desenvolvido numa perspectiva aberta e casuística.
...