TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Teorias da Administração I

Por:   •  24/8/2018  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ALUNO: Márcia Siqueira de Andrade Silva

DISCIPLINA: Teorias da Administração I

COORDENADORA DE DISCIPLINA: Martha Suzana Cabral Nunes

RESENHA

Referência Bibliográfica:

FADUL, Élvia et al. Administração pública no Brasil: reflexões sobre o campo de saber a partir da Divisão Acadêmica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (2009-2013). Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 5, p. 1329-1354, set./out. 2014.

Credencias do Autor

Elvia Mirian Cavalcanti Fadul

Pós-Doutorado realizado na École Nacionale de Ponts et Chaussées. Doutora em Urbanismo pela UPEC - Université Paris-Est Créteil Val de Marne Institut dUrbanisme de Paris. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) desde a sua fundação (2013) até maio de 2016. Foi Coordenadora da Divisão de Administração Pública da ANPAD nos biênios 2009-2010 e 2011-2012. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, gestão de organizações públicas.

Fonte: Currículo do Sistema de Currículo Lattes, Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787171E4. Acesso em: 08/02/2017.

Resumo

        Este artigo, é uma reflexão de membros do Comitê Científico da Divisão de Administração Pública da ANPAD que, descreve e analisa o percurso da administração pública no âmbito desta associação no período de 2009-12, com destaque para as contribuições que a mesma tem realizado na estruturação da produção acadêmica no campo de saber da administração pública no Brasil.

        A partir da análise de documentos da ANPAD, é possível observar o desenvolvimento desse campo de saber no Brasil. As análises mostram que inicialmente as linhas de pesquisa em AP eram raras. Ao longo dos anos houve uma ampliação no número de artigos nesta área, contudo boa parte, não utilizava uma abordagem teórica do campo o saber da administração pública, exigindo, destarte, o repensar da área desse campo pela ANPAD, o que resultou na demarcação e atualização de temas de interesse da administração pública, e na reconstrução da identidade da mesma, com uma produção voltada para o campo de saber da AP.

        Em relação ao panorama da educação superior em administração pública no Brasil, nota-se que, apesar do crescimento na oferta dos cursos em nível de graduação (bacharelado e tecnológico), e nas escolas de governo, isso não ocasionou o aumento de programas de mestrado e doutorado no campo de saber da administração pública nacional. Destacam-se neste contexto algumas produções acadêmicas, que permitem identificar os avanços quantitativos, qualitativos e as lacunas existentes no campo de saber da AP. Neste sentido, urge alguns programas de incentivo das agências de fomento à pós-graduação e à pesquisa ao desenvolvimento do campo do saber em AP.

        Finalmente, os autores apresentam uma visão geral da organização dos grupos de pesquisa, - como a pós-graduação, tem influência decisiva sobre o conteúdo e a qualidade da produção acadêmica - dos principais congressos e de publicação científica no campo de saber em administração pública no Brasil que sustentam a investigação, com ênfase nos eventos e produções acadêmicas nacionais e internacionais, voltados especificamente para a administração pública.

Conclusões do autor

        Os autores concluem a partir das pesquisas que, apesar dos avanços, “a administração pública ainda carece de um corpo e de espaço próprio no país”. E essa construção é possível a partir da busca por elementos capazes de estimular e atualizar o debate sobre o campo de saber da APB, com temas que “lhe confiram uma identidade” e permita-lhe fortalecer-se no cenário nacional. Nesse contexto, um dos desafios é diminuir a fragmentação histórica da AP, incentivar a internacionalização dos pesquisadores e a criação de revistas nacionais tipicamente de administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (73 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com