TRABALHO GESTÃO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS
Por: BDA serviços • 9/8/2021 • Trabalho acadêmico • 5.538 Palavras (23 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS
MODELOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
ABNT NBR ISO 26000
MANAUS – AM
2017
PRISCILA DOS SANTOS VARELO
ELBA RODRIGUES
RICARDO
ANGELA MARIA
THEURY
JORGE LUIZ LIMA DA SILVA
MODELOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
ABNT NBR ISO 26000
Trabalho realizado visando à obtenção de nota parcial para a disciplina de Gestão de Qualidade em Serviços Ministrado pelo Professor, Lourenzzo Gondim, do Curso de Gestão da Qualidade 3° período(Noturno).
MANAUS – AM
2017
Sumário
Introdução pag. 4
- Escopo pag.10
- Termos e Definições pag.11
- Compreensão da Responsabilidade Social pag.16
- Princípios da responsabilidade social pag.19
- Reconhecimento da responsabilidade social e engajamento das partes interessadas pag.21
- Orientações sobre temas centrais da responsabilidade social pag.23
- Orientações sobre a integração da responsabilidade social por toda a organização pag.23
Conclusão pag.24
Bibliografia pag.25
INTRODUÇÃO
Faltava um instrumento oficial capaz de integrar a forma como as organizações lidam com o mundo à sua volta. Essa é a grande importância da ISO 26000, que apesar de reconhecer que já existem muitas respostas para tais demandas, entende, ao mesmo tempo, que há a necessidade de estruturá-las. Vivemos em um tempo de crise nos setores econômico, ambiental e social em todo o mundo. Empresas e associações de todos os segmentos pecam pela ausência de ética, ao desconsiderarem seus públicos e até mesmo os próprios funcionários. Soma-se aí o fato de que o conceito de sustentabilidade empresarial ainda é novo, o que provoca ruídos na comunicação das empresas em relação ao tema. Todos esses fatores favorecem a consolidação da ISO 26000 como mecanismo internacional.
A ISO 26000 fornece orientação sobre os princípios de responsabilidade social e seus temas centrais, apresentando formas de integrar um comportamento socialmente responsável com as estratégias organizacionais, sistemas, práticas e processos.
Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável.
O desempenho da organização em relação à sociedade em que opera e ao seu impacto no meio ambiente se tornou uma parte crucial na avaliação de seu desempenho geral e de sua capacidade de continuar a operar de forma eficaz. Isso, em parte, reflete o reconhecimento cada vez maior da necessidade de assegurar ecossistemas saudáveis, igualdade social e boa governança organizacional. A longo prazo, todas as atividades das organizações dependem da saúde dos ecossistemas do mundo. As organizações estão sujeitas a uma investigação mais criteriosa por parte de suas diversas partes interessadas.
Palavras-chave: ISO26000; Padronização; Sustentabilidade.
ABNT NBR ISO 26000:2010
A ISO 26000-Diretrizes para responsabilidade social- surge para ser a primeira norma Internacional de Responsabilidade Social Empresarial. Ela começou a ser desenvolvida em 2005 e após cinco anos de intenso trabalho, que envolveu cerca de 450 especialistas de 99 países, a Norma Internacional de Responsabilidade Social, ISO 26000 foi publicada no dia 1º de novembro de 2010.
Em 2001, a ISO, Organização Internacional de Normalização, convidou o seu Comitê de Política do Consumidor – COPOLCO, a analisar a viabilidade e o interesse de uma norma internacional no tema. O COPOLCO foi absolutamente favorável à elaboração de uma norma internacional sobre o assunto, a fim de atender a uma demanda clara e urgente das organizações, dos consumidores e da sociedade como um todo. O COPOLCO recomendou que se estabelecesse um grupo para o aprofundamento no assunto e o estudo do estado da arte da Responsabilidade Social no mundo. Em 2002, a ISO constituiu um grupo estratégico para essa finalidade que, em 2004, por meio de um relatório técnico, recomendou que a ISO desenvolvesse uma norma internacional.
Em junho de 2004, a ISO realizou em Estocolmo, na Suécia, uma conferência na qual se decidiu pela elaboração da norma. Em decisão histórica, o Brasil e a Suécia, por meio de seus organismos de Normalização, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Sueco de Normalização (SIS), foram eleitos para presidir o grupo de trabalho encarregado de elaborar a Norma Internacional de Responsabilidade Social.
O documento tem como objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade.
...