Trabalho Gestão da Qualidade - Benchmarking
Por: andersonfc • 14/11/2016 • Artigo • 273 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O benchmarking, segundo os japoneses, tem uma palavra chamada “dantotsu” que nada mais é do que lutar para tornar-se o “melhor do melhor”. Essa ferramenta consiste em um processo continuo de investigações e estudos de empresas com as melhores práticas tendo como finalidade melhorar o seu próprio desempenho.
Neste trabalho iremos explicar como surgiu o benchmarking, explicando melhor o seu conceito e objetivos, os seus principais tipos e características, etapas do processo básico e conclusão.
- HISTÓRICO
O primeiro modelo que foi o pioneiro do benchmarking que ganhou notoriedade foi a Rank Xerox Corporation na década de 70, quando começaram a surgir organizações com os mesmos modelos a seguir dentro de organizações concorrentes.
Por uma necessidade de conhecimento e vontade de aprender rapidamente como corrigir um problema empresarial, surgiu então o benchmarking, sendo um processo de comparação de praticas com outras organizações, afim de procurar por informações importantes e fatores primordiais que influenciem a sua própria produtividade e resultados esperados. Essa filosofia se aplica a qualquer função, visto que produz os melhores resultados quando executados na organização como um todo.
“O mundo das certezas não existe mais! Há quanto tempo vamos conseguir sustentar o mesmo cliente, ou o mesmo produto e a mesma tecnologia? Hoje a certeza é a mudança.” O rápido avanço da tecnologia, o aumento da expectativa dos clientes, a queda de barreiras comerciais, fazem com que as empresas sempre inovem e criem continuamente produtos ou serviços, por isso a globalização é o fenômeno mais importante para a existência do benchmarking. As empresas que não se adéquam a essas mudanças e que não aplicam essa filosofia dificilmente sobrevivem por muito tempo.
...