Trabalho da disciplina Cenários Digitais e comportamento do Consumidor
Por: Nathalia Bianco de Oliveira • 8/9/2020 • Resenha • 783 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS
Resenha Crítica de Caso Harvard - Sephora Direct
Nathalia Bianco de Oliveira
Trabalho da disciplina Cenários Digitais e comportamento do Consumidor
Tutor: Prof. Renato dos Passos Guimarães
Rio de Janeiro
2020
SEPHORA DIRECT: INVESTINDO EM MÍDIAS SOCIAIS, VÍDEOS E DISPOSITIVOS MÓVEIS
Referência: OFEK, Elie; WAGONFELD, Alison Sephora Direct: Investindo em mídias sociais, vídeos e dispositivos móveis. Harvard Business School, Junho 2012. Disponível em: . Acesso em: 25/08/2020
O presente trabalho abordará o estudo de caso da trajetória da Sephora Direct, seus planos de marketing, situação comercial e expansão das lojas.
O objetivo do investimento em mídias digitais, foi alcançar um público consumidor que não tivesse acesso aos produtos vendidos pela Sephora e usar os canais de comunicação digital para alavancar suas vendas.
No estudo, o autor relata o desempenho do grupo Sephora Direct, com Presidente e CEO David Suliteanu e a Vice-presidente Julie Borstein, atuando em linha de frente por todo marketing direto e iniciativas da empresa (incluindo a Sephora.com e o programa de fidelidade Sephora Beauty Insider).
Apesar de poucos recursos e curto prazo, de forma dedicada, Julie sempre procurava novas estratégias para implementar a plataforma digital, impactando as mídias, e trazendo sucesso para a Sephora digital.
Inicialmente com apenas uma loja, Sephora Direct, foi fundada na França, em 1969, por Dominique Mandonnaud, sendo a única atuando no segmento de beleza com fragrâncias, veio a expandir seus negócios em 1979, adicionando cosméticos a sua linha de produtos e abrindo lojas em pontos estratégicos.
Atraindo marcas famosas e luxuosas, se tornou a maior varejista especialista de beleza no mundo, com quase 2 milhões de receita nas lojas dos EUA e Canadá.
Mandonnaud, criadora da marca, implantou o autoatendimento assistivo, quebrando todos os padrões, transformou o atendimento de balcão em algo inédito onde o vendedor treinado e capacitado também tinha papel de consultor e de forma mais completa, conseguia atender as necessidades dos consumidores, dando dicas, orientando e tirando dúvidas sobre os produtos. Aumentando as vendas, reduzindo o tempo de atendimento e trazendo mais satisfação aos mesmos.
A empresa ficou conhecida pela sua padronização com cores semelhantes (o preto, branco e vermelho) nas paredes da loja e seus colaboradores vestiam as mesmas cores. Um ambiente alternativo e inovador, chamando atenção de todos os tipos de público.
No ano de 2007, criaram o programa de fidelidade com clientes (Beauty Insider), para obter e filtrar informações, enviavam amostras grátis de produtos para demonstração conforme os clientes acumulavam pontos, havendo também premiações em seus aniversários. No primeiro ano, a empresa obteve 1 milhão de inscritos no programa.
O Beauty Insider, atraiu muitos clientes e foi um pilar importante para que a empresa fosse lembrada através da comunicação com o cliente, em uma plataforma de baixo custo, o e-mail.
...