Trabalho sobre gestão da qualidade
Por: 123456c • 19/10/2017 • Bibliografia • 484 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM Curso de Administração – CAD Disciplina: OSM II Aluno: Claudenir do Nascimento Professora: Francisca Katiana da Silva Ferreira | [pic 2] |
Diagnóstico organizacional
A empresa diagnosticada tem como nome “Hiroks”, situada na cidade de São Francisco do Oeste no estado do Rio Grande do Norte. A mesma tem 15 anos de existência no mercado e sua área de produção é voltada para a fabricação lingeries, atualmente o trabalho é feito em maior número destinado para o público feminino adulto, contendo também peças para o masculino adulto e estão começando há pouco tempo a colocar peças infantis no mercado. A forma de como são destinadas a saída das peças para o mercado é feita por atacado, em que o gestor estipulou um limite mínimo em dinheiro nas compras das peças para revender, cada cliente precisa comprar no mínimo $ 500 reais.
A empresa é basicamente familiar, onde trabalham um irmão e a mulher do gestor, as colaboradoras são bem amigas, fazendo assim um clima familiar também. Isso pode ter alguns problemas, como também algumas vantagens. Por ser familiar, existe mais de uma pessoa a dar as ordens, isso dificulta a ação dos colaboradores em sua tomada de decisão e a quem devem atender. O ambiente em uma empresa familiar tende a ser saudável os relacionamentos, pois eles se entendem e se gostam, isso ajuda a motivar o colaborador no seu trabalho na organização.
Na parte de informatização a empresa trabalha com um sistema geral que controla as ações como um todo e com mais 3 sistemas, um para o financeiro, outro para o RH e um para o estoque. O gestor informou que seu custo é baixo e tem ótima funcionalidade para a empresa.
Os colaboradores são todos de carteira assinada, mostrando assim uma formalização na empresa. O treinamento é feito internamente, não é muito aconselhado isso quando o gestor ou pessoa destinada ao treinamento não tenha uma especialização na área. A segurança é precária, não contendo nenhum manual de utilização das máquinas e nenhuma norma que obrigue os colaboradores a tomar os devidos cuidados, mesmo que estes assinem um termo de responsabilidade, a segurança é um fator essencial para cuidar da saúde do funcionário. Não existe uma divisão certa das tarefas, ou seja, todos os colaboradores podem ser chamados a fazer qualquer função. Sua produção é basicamente manual devido ao pequeno porte da organização, a utilização de máquinas se restringe à máquinas de costura. A matéria prima é comprada quase toda de fora da cidade, aumentando assim o seu custo. Possui em média 190 clientes. Ele adotou o sistema de descentralização para gerir as atividades. É um líder paternalista. Há uma baixa rotatividade de funcionários.
Na parte de layout, as prateleiras não são agradáveis, com pouca iluminação e os móveis estão mal agrupados deixando assim o espaço bem apertado.
...