A Coca Cola no Facebook
Por: sidneifreitas • 11/10/2018 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDA DE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de caso
Nome do Aluno: Sídnei Silva de Freitas
Trabalho da Disciplina: Marketing
Professor: Edmilson Gerônimo de Oliveira
Local e Ano: Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá - 2018.
Estudo de Caso: A Coca cola no faceboock
A COCA COLA NAS MÍDIAS SOCIAIS
Referência: John Deighton e Leora Kornfeld
O texto aborda a entrada da Coca-Cola nas mídias sociais, principalmente o Facebook. Nesta passagem inevitavelmente descreve a Empresa que logo no início soube usar de forma eficaz o marketing das mídias sociais: Starbucks, a maior rede varejista de cafeterias do mundo.
Esse nicho de mercado publicitário foi descoberto pela Coca-Cola através de uma página criada no faceboock em 2008 utilizando o logo, imagem e marca da empresa por um ator Dusty Sorg e seu amigo roteirista Michael Jerdrzejewski ambos americanos. Esta página foi a que arrebatou o maior número de fãs e seguidores da marca no mundo (1,2 milhão de seguidores após apenas três meses de lançada).
Para uma Empesa que empregava 3500 pessoas no seu departamento de marketing no mundo inteiro e nenhum com foco em marketing nas mídias sociais, ora a prova da grande transformação da comunicação naquele momento. Isso foi impactante, tanto que em outubro de 2010 foi criado o cargo de vice-presidente sênior de comunicação integradas de marketing que se deu com o intuito de acompanhar e direcionar a marca na nova mídia das redes sociais. Naquele momento havia muitas aparições da marca no you tube, em torno de 150 milhões de exibições, porém somente um quinto se referia à marca. “O desafio era permanecer no topo de todo esse discurso dos consumidores em obter escala global sem perder a relevância local”.
Em 2006 foi entendido pela Empresa que já não fazia sentido desenvolver a identidade da marca através de estratégia predeterminada. Essa análise se deu a partir da postagem de um experimento de fundo de quintal, onde uma bala mentos jogada em uma garrafa de diet coke produzia um grande chafariz em um site de compartilhamento e visto por milhões de pessoas.
A partir de 2007 Mark Zukerberg fundador do Faceboock lançou, incentivou e apoiou marcas na sua rede social além de propagar uma possível grande mudança na comunicação e anúncios para os próximos 100 anos.
Em março de 2008 a Starbucks, maior rede varejista de cafeterias do mundo criou seu site de mídia social no intuito de melhorar sua performance no mercado, através do relacionamento com seus clientes e seguidores. Foi solicitado ideias e sugestões, alterando assim alguns serviços e produtos.
O autor mostra que de fato a mídia das redes sociais mudou o meio de comunicação e relacionamento entre pessoas, pessoas e marcas e muito a maneira de propaganda, marketing, pesquisas, etc. E que a Coca Cola soube usar essa ferramenta (faceboock) de forma muito benéfica, consolidando ainda mais a sua marca, através do relacionamento entre seus seguidores com imagens, relatos, experiências e opiniões, sem imposição ou um marketing agressivo.
...