A Diversidade no Contexto Escolar
Por: Ale Azevedo • 4/12/2019 • Relatório de pesquisa • 4.180 Palavras (17 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ANDREIA MARIA DE CARVALHO RA: 1703665
LUCIANO RUGNA BELTRAN RA: 1708465
MARIA APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS RA: 1710048
MARIA CRISTIANA DA SILVA RA: 1713772
VALÉRIA BERNARDO DA SILVA RA: 1705949
A Diversidade no Contexto Escolar
Apresentação do Projeto Integrador:
|
Santana de Parnaíba - SP
2017
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
O Autismo no Ambiente Escolar
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Tutor: Cristiane Neves Giacomini
Santana de Parnaíba - SP
2017
BELTRAN, Luciano Rugna; DA SILVA, Maria Cristiana; DA SILVA, Valéria Bernardo; DE CARVALHO, Andreia Maria; DOS SANTOS, Maria Aparecida Rodrigues; . A diversidade no Contexto Escolar. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Cristiane Neves Giacomini. Polo Santana de Parnaíba, 2017.
RESUMO
O tema desta pesquisa é O Autismo no Contexto Escolar que busca compreender o que é diversidade neste âmbito e expor como o autismo é tratado nas esferas educacionais. Analisar de que forma os professores podem ajudar seus alunos com transtorno do espectro autista a se desenvolver, e a interagir dentro da escola. Propor que, professores, pais e toda a comunidade escolar, possa entender e conhecer sobre o autismo, dessa maneira podem tratar o assunto de forma natural, auxiliando essas crianças, para que não sejam vistos apenas como pessoas diferentes, mas como pessoas capazes de desenvolver características próprias e que suas peculiaridades não sejam tidas como um problema para a socialização, que haja respeito e compreensão por todos que se relacionam com as crianças autistas, e que sua inclusão nos ambientes seja efetiva e prazerosa.
PALAVRAS-CHAVE: Autismo; Prática Pedagógica; Inclusão; Proposta;
BELTRAN, Luciano Rugna; DA SILVA, Maria Cristiana; DA SILVA, Valéria Bernardo; DE CARVALHO, Andreia Maria; DOS SANTOS, Maria Aparecida Rodrigues;. The Autismo in the Pertaining to school Context. 00f.Technical-Scientific Report (Graduation Pedagogy) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Adviser Tutor: Cristiane Neves Giacomini. Polo Santana de Parnaíba, 2017.
ABSTRACT
The theme of this research is Autism in school context that seeks to comprehend what is diversity in this area and to expose how autism is treated in the educational spheres. To analyze in what way the teachers can help their students with autism spectrum disorder to develop, and their interaction in school. To propound that teachers, parents and the whole school community can understand and know about autism, thus they can treat the subject in a natural way, abetting these children not to be seen only as a different people, but as people capable of developing their own characteristics and that their peculiarities are not considered as a problem for socialization, that there is respect and understanding by all who relate to the autistic children, and their inclusion in the environments is effective and enjoyable.
KEYWORDS: Autismo; Practical Pedagogical; Inclusion; Proposal;
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 7
1.1 Problema e objetivos................................................................................. 8
1.2 Justificativa.................................................................................................. 9
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................... 11
3. MATERIAL E MÉTODOS EMPREGADOS....................................................... 16
4. ANÁLISES E DISCUSSÕES DE RESULTADOS............................................... 21
4.1 Proposta de Intervenção……………………………………………………….…....28
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................. 32
1. INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido sobre a diversidade, principalmente no ambiente escolar, espaço onde as crianças socializam e interagem constantemente com outras crianças e com os adultos que trabalham nela. Neste caso, dentro da diversidade em questão estão às crianças com deficiências e suas necessidades, e sabemos que as pessoas com deficiências, por muito tempo foram mantidas privadas do convívio social. É indiscutível que essas crianças tenham por direito, uma educação escolar, e que tenham suas necessidades atendidas, mas infelizmente ainda há a discriminação do deficiente e da deficiência, porque a sociedade ainda preza pelo intelecto, pela beleza, a individualidade, e a independência, fazendo com que o deficiente seja desprezado e desvalorizado.
...