A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Por: Soniaapp • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 687 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
4° SEMESTRE - ADMINISTRAÇÃO
YASMIN APARECIDA PEREIRA VIEIRA - RA 6814014190
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO – AULA TEMA 3: A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
SÃO PAULO/SP
2014
INTRODUÇÃO
A primeira geração, foi a considerada de liberdade do ser humano, que consiste na liberdade de expressão das pessoas, poder de pensamento, de escolhas, porém desde que nada venha interferir na legislação. A segunda geração é aquela responsável pelo direito ao trabalho, a saúde, a educação, cujo a responsabilidade é do Estado proporcionar aos indivíduos e esses cobrarem isso do Estado. Já a terceira geração, se diz a respeito ao meio ambiente, em que cada pessoa tem o direito de viver em um ambiente saudável.
“TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO À SAÚDE E GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA”
O direito a saúde é aquele considerado “universal”, que surgiu na segunda geração dos direitos humanos que, como dito anteriormente, é dever do Estado auxiliar, melhorar, proporcionar a sua população algo digno de respeito, para que as pessoas enfermas consigam atendimento qualificado, suprindo seus problemas de saúde, para que futuramente não venha se tornar um problema maior, colocando sua vida em risco.
Quando dito universal refere-se a algo que não é feito ou realizado para uma única pessoa, mas sim, a toda população de um local. Ou seja, o direito à saúde é como o direito à educação, não se deve ser disponibilizado somente para as pessoas que possuem condições financeiras para pagar por um atendimento. O governo deve criar hospitais, postos de saúde, prontos socorros, públicos que sejam de boa qualidade para atender a população mais necessitada.
Hoje em dia, nossos postos médicos não são de boa qualidade, até mesmo para cidadãos que possuem convenio medico sofrem dificuldades para agendar uma consulta, ou mesmo no pronto socorro, ficam horas para serem atendidos. Se no particular está assim, no publico a situação é bem pior. O SUS (Sistema Único de Saúde) que é um órgão de atendimento público, hoje sofre com imensas filas de espera para determinados exames.
Portanto, percebe-se que o direito de saúde até esta sendo disponibilizado pelo Estado, porém com má qualidade e eficiência.
“TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE E A GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA”
A terceira geração inclui os direitos do ser humano habitar um local com condições de vida favoráveis, sem contaminações, em paz, com qualidade. Atualmente, existem alguns programas criados pelo governo para dar essas condições a população, de forma com que consigam pagar, com sua renda, por esse “beneficio”.
Ainda assim, existem muitas pessoas que vivem em total subúrbio, que habitam locais impróprios, colocando a vida em risco com muitas doenças, como a sociedade que vive próxima a córregos, a esgotos, onde a probabilidade de se adquirir doenças perigosas (como a leptospirose) é muito maior.
O meio ambiente está em constante transformação, seja com a interferência do homem, seja por vontade própria. Nessa geração também se destaca o fator de preservação do meio ambiente. Muitas pessoas resolvem construir suas casas em locais inapropriados, como em “barrancos”, colocando assim em risco a sua vida e dos demais que ali habitam, pois a qualquer momento aquele “barranco” (com o efeitos da chuva) pode vir a cair e causar mortes.
...