A Eficiência, Eficácia e Competitividade
Por: Thalia Oliveira • 19/8/2021 • Trabalho acadêmico • 3.289 Palavras (14 Páginas) • 218 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL- RESUMO SEMINÁRIO
Tema: Eficiência, Eficácia E Competitividade
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste capitulo é examinar os critérios básicos de mensuração e a avaliação do desempenho das organizações, que são elas: eficiência, eficácia e competitividade.
As organizações nada mais são que um sistema de recursos com objetivos. A eficiência e a eficácia são os principais parâmetros para avaliar e medir o desempenho destas organizações, juntamente com o de seus administradores. A eficiência está diretamente relacionada a eficácia, de maneira determinante. Logo, se ambas forem utilizadas corretamente, com os recursos disponíveis, o objetivo certamente será atingido. Por outro lado, a eficácia depende da escolha dos objetivos corretos, que também depende da compreensão do ambiente e sua evolução.
Além disso, algumas organizações precisam ser competitivas, isto é, precisam demonstrar mais eficácia que suas concorrentes, para que tenham preferência dos consumidores e clientes.
EFICIÊNCIA
A eficiência é um princípio de administração de recursos, que está ligada ao ato de realizar tarefas ou atividades de maneira correta, inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Logo, quanto menor o esforço para a produção de um resultado, mais eficiente será o processo. A antítese da eficiência é o desperdício.
Para analisar a eficiência de um processo utilizamos dois critérios inicialmente: Produtividade e qualidade.
- Produtividade
A produtividade é um sistema que está relacionado com os recursos utilizados e os resultados obtidos. Todos os sistemas possuem um índice de produtividade, que está diretamente ligado com a verificação da contagem da quantidade produzida por unidade de recursos. A produtividade, pode ser calculada para qualquer fator isolado ou recurso.
[pic 1]
De uma forma geral, quanto mais elevada a quantidade de resultados obtidos com uma mesma quantidade de recursos, mais produtivo será o sistema. A produtividade pode aumentar ao longo de um período, pois a produção aumenta, ao mesmo tempo, que diminuí os o volume de recursos empregados
[pic 2]
- Ideias básicas da produtividade:
Dois sistemas que utilizam uma mesma quantidade de recursos, será mais produtivo aquele que possui mais quantidade de resultados.
Dois sistemas que produzem a mesma quantidade de resultados, será mais produtivo aquele que fizer com menor quantidade de recursos.
À medida que a produtividade de um sistema aumenta a quantidade de recursos diminuí para que sejam produzidos os mesmos resultados.
A produtividade de um sistema aumenta à medida que a mesma quantidade de recursos produz resultados cada vez maiores.
Com o aumento da quantidade de recursos aplicados a produtividade tende a diminuir.
Com isso, temos que a produtividade é uma ideia de tradução de eficiência. Entretanto, avaliar a eficiência de um sistema somente por esse critério de medição de sua produtividade não é o suficiente, pois não leva em conta o aproveitamento ou a qualidade dos itens produzidos.
- Qualidade
No contexto do estudo da eficiência, a qualidade representa a coincidência entre o produto ou serviço e sua qualidade planejada. Se houver coincidência, há qualidade de conformidade, ou qualidade de aceitação. Quanto mais alto o número de itens aproveitáveis em relação ao total de itens produzidos, mais qualidade (e eficiência) o sistema tem. A qualidade se divide em qualidade planejada e qualidade de conformidade.
- Qualidade planejada
É o conjunto das especificações de desempenho, forma ou conteúdo de um produto ou serviço. Exemplos:
- pisar o pedal do freio deve provocar o efeito de diminuir a velocidade e parar o carro; - a leitura de uma placa de sinalização na estrada deve possibilitar que o motorista encontre o caminho correto.
- Qualidade de conformidade (ou de aceitação)
E o grau de coincidência entre a qualidade planejada e o desempenho, formato ou conteúdo que o produto ou serviço apresenta na realidade. Exemplos:
- O freio tem qualidade de conformidade quando produz o efeito desejado de parar o veículo. - A placa de sinalização tem qualidade de conformidade quando contém a informação correta e o motorista encontra o caminho desejado.
Quanto maior a coincidência entre a qualidade planejada e a qualidade de aceitação, mais alta é a qualidade do produto, ou seja, um produto ou serviço tem alta qualidade quando está livre de deficiências, atendendo as especificações.
Ausência de deficiências é um dos significados do conceito de eficiência, quando se leva em conta o aproveitamento dos itens produzidos. Um sistema ou processo é eficiente quando tem alta proporção de itens aproveitáveis em relação ao total de itens produzidos:
[pic 3]
[pic 4]Se a qualidade de conformidade não coincide com a qualidade planejada, o produto ou serviço não tem conformidade ou não tem qualidade. É defeituoso ou deficiente, tem defeitos ou deficiências. A qualidade e, consequentemente, a produtividade, caem conforme diminui a quantidade de itens aceitos em relação ao total de itens produzidos.
Falta de conformidade, ou falta de qualidade, significa que o produto ou serviço precisa ser refeito ou descartado, se for impossível consertá-lo. A falta de qualidade acarreta os custos da não-qualidade, como os seguintes:
- Reclamações e perda de clientes.
- Projeção de imagem pública comprometedora.
- Reposições e consertos que devem ser efetuados sem custo para o cliente, se o produto estiver no período de garantia.
- Retrabalho — consertos efetuados na própria linha de produção.
- Perda de produtos que devem ser descartados porque não podem ser recuperados.
- Custos de defesa em tribunais quando os consumidores ou os poderes públicos promovem ações judiciais contra os fornecedores de produtos ou serviços defeituosos.
Todos esses custos da não-qualidade representam desperdícios que podem ser evitados. Os sistemas que produzem esses custos são ineficientes. Um objetivo básico no processo de aumentar a eficiência é minimizar as variações que ocorrem no processo de fornecer produtos e serviços.
- Medidas combinadas de eficiência
Produtividade e qualidade combinam-se para gerar várias medidas de eficiência. Existem formas de avaliar a eficiência de um processo:
- Considerar simultaneamente a produtividade e a qualidade de seus resultados
[pic 5]
As informações do gráfico mostram que a produtividade mais alta está nos processos produtivos 2 e 4, em que cada pessoa produz 20 unidades. São, porém, os processos mais ineficientes do conjunto, pois apenas metade da produção é aceita. Os processos 1 e 3 são os mais eficientes do conjunto. Todos os itens produzidos são aceitos.
...