A Entrevista Gerente de vendas
Por: Helsa14 • 3/5/2021 • Projeto de pesquisa • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 95 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Beatriz Nishihara de Meneses – N6514C0
Daniele Dayrell Baracat Marendaz - F1343D8
Érika Elaine de Souza - F2432A0
Jaqueline Ferreira Nogueira - T8167J7
Maria Heloisa Farias do Nascimento – N595779
Nome- RA
RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COM PORTAMENTO
SÃO PAULO
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Beatriz Nishihara de Meneses – N6514C0
Daniele Dayrell Baracat Marendaz - F1343D8
Érika Elaine de Souza - F2432A0
Jaqueline Ferreira Nogueira - T8167J7
Maria Heloisa Farias do Nascimento – N595779
Nome- RA
RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COM PORTAMENTO
Relatório apresentado à professora Silvia Cristina Alves da disciplina de Psicologia Experimental do Comportamental do curso de Psicologia da Universidade Paulista
SÃO PAULO
2021
- INTRODUÇÃO
O termo Behaviorismo é uma palavra formada pela língua inglesa, na qual refere aos estudos do comportamento, o “Behavior”. O Behaviorismo foi utilizada pela primeira vez em um manifesto chamado “A psicologia tal como a vê um Behaviorista” lançado pelo psicólogo John B. Watson, publicado em 1913. A proposta que Watson trouxe através dessa publicação foi que a psicologia deveria ter como objeto de estudo o comportamento humano, de uma forma observável e mensurável (Baum,2006).
Na década de 40 o psicólogo Frederick Skinner, deu continuidade na teoria do Behaviorismo, apresentado o Behaviorismo radical com a publicação do livro “The Operational Analysis of psychological terms” trazendo como característica dessa abordagem a análise do comportamento conforme a situação que ele ocorre, levando em consideração as questões (cognitiva, emocional ou motor).
Uma das grandes reflexões que Skinner trouxe para a abordagem da psicologia comportamental foi o condicionamento operante, na qual ele teve como base a teoria do cientista Ivan Pavlov sobre o reflexo condicionado. O Condicionamento operante é o método para aumentar ou diminuir a probabilidade de que um comportamento ocorra novamente, conforme o reforçamento, seja ele positivo, onde o reforço tem uma consequência adicionado, ou negativo, na qual, o reforçamento tem um estimo retirado (MILTENBERGER,2018).
Skinner utiliza o conceito que condicionamento operante para metodologia de aprendizagem, onde é ensinado um novo comportamento; A modelagem é o processo de aplicação do reforço até o comprimento do comportamento desejável, ou seja, é quando utilizamos um reforçamento de forma repetidas e imediatas, todas as vezes que a ação desejada acontece, o elemento principal desse processo é o reforçamento seja ele positivo, a onde a presença do estimo aumenta a probabilidade da resposta, ou negativo é quando o mesmo ocorre por conta da ausência do estímulo (MILTENBERGER,2018)..
Quando o comportamento há uma diminuição de estímulos, estamos colocando em prática outro conceito de Skinner, o processo de extinção, na qual ocorre quando acontece o enfraquecimento de uma resposta condicionada, até o desaparecimento do comportamento, ou seja, não há mais reforçamento (MILTENBERGER,2018).
Por meio do desenvolvimento desse relatório será possível observar a realização da experiência nomeada como ‘’Câmara de condicionamento operante” ou popularmente conhecida “Caixa de Skinner”, uma caixa virtual, que contém uma barra onde o animal pode pressionar e obter alimento como um processo de reforço. Através dessa experiência é colado em prática os conceitos do Behaviorismo radical e a modelagem completa do comportamento.
- MÉTODO
- Sujeito
- Equipamento
- Procedimento
- Observação do nível operante
- Treino ao comedouro
- Modelagem
- Observação de reforçamento contínuo
- Extinção
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
De início foi observado o sujeito em seu nível operante com a intenção de registrar quais comportamentos o mesmo apresentava. O experimento durou 15 (quinze) minutos. As figuras mostram os comportamentos observados a cada minuto durante o experimento. Anexo 1, 2, 3 e 4.
[pic 1]
Figura 1: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.
[pic 2]
Figura 2: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.
[pic 3]
Figura 3: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.
[pic 4]
Figura 4: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.
Nesse experimento nós observamos o sujeito em seu nível operante para podermos: treiná-lo ao comedouro, fazendo com que ele associasse o som com o alimento sendo disponibilizado, modelá-lo para que aprendesse a pressionar a barra para ganhar alimento para que depois pudéssemos ver o efeito da extinção e o efeito da punição nos comportamentos. Visto os resultados, e como citado na teoria de Skinner, fica evidente que o comportamento é afetado por suas consequências e tendo como controlar o ambiente, temos melhor condições de controlar também o comportamento.
...