A GESTÃO DA QUALIDADE
Por: Rosacastro • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
GESTÃO DA QUALIDADE
- Você conseguiria fazer uma retrospectiva das eras da qualidade pelas quais sua empresa passou?
O controle da qualidade como conhecemos hoje, é completamente novo se considerarmos os séculos XVIII e XIX, quando tudo era confeccionado por pessoas habilidosas que se limitavam a produzir pequenas quantidades de cada produto. Quando havia uma inspeção de qualidade, esta era feita de maneira muito informal.
Foi nessa época que começaram a surgir as Eras da Qualidade – Era da Inspeção, Era do Controle Estatístico, Era da Garantia da Qualidade e a Era da Gestão da Qualidade.
A empresa em que eu trabalhava até há poucos dias, certamente passou pelas 3 últimas delas:
- Era do Controle Estatístico de Qualidade – com o aumento da produtividade, houve necessidade de se fazer o controle por meio de amostragem. Há o controle da qualidade em setores específicos, onde utilizam-se ferramentas e técnicas para a avaliação de eventuais variações no processo de produção.
- Era da Garantia da Qualidade – aqui eram abordados os estudos com relação aos custos da qualidade, ao controle total da mesma, as técnicas de confiabilidade e um programa que determinada qualidade total nos produtos e serviços. O foco da TAM passou a ser a prevenção de defeitos e isso envolvia todos os departamentos. Foram criados, então, sistemas de qualidade e conceito de qualidade total.
- Era da Gestão da Qualidade total – quando foi adotado o programa de Crosby – Zero Defeito e definiu-se então como qualidade um conjunto de características dos produtos ou serviços de modo a satisfazer plenamente às expectativas dos clientes. O foco, neste momento, passou a ser a Gestão com conhecimento total da empresa, utilizando-se igualmente nas normas internacionais da ISO.
- Quais as principais características de gestão da sua empresa?
A TAM adota diversas Ferramentas de Gestão em seus processos. O departamento de Tecnologia de Gestão é responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos conceitos, métodos e ferramentas de Gestão, criando processos padronizados e de alta qualidade.
Adotou-se na TAM a gestão de rotinas bem como a gestão de Melhorias e Inovação.
Atualmente, o Departamento de Gestão da Qualidade tem como principal característica atender às necessidades dos clientes, colocando todos os funcionários como corresponsáveis pela qualidade do produto ou serviço.
- Quais os aspectos da Qualidade enfatizados por todos os Gurus da Qualidade?
Walter A. Shewhart – Para este Guru, quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas.
Edwards Deming – Este Guru foi reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo, porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses. Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.
Philip Crosby – Salientava sempre o papel dos empresários e executivos em fazer que suas empresas, colaboradores, fornecedores e eles mesmos sejam bem sucedidos. Foi o principal responsável pela adoção do programa Zero Defeito na área militar.
Juran – Idealizador da “Trilogia da Gestão da Qualidade”:
- O planejamento da qualidade
- A melhoria da qualidade
- O controle da qualidade
Feigenbaum – Para ele diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando finalmente problemas ao consumidor.
...