A GESTÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS
Por: jaksonandre2010 • 17/8/2020 • Resenha • 677 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
NOME: JAKSON ANDRÉ PEREIRA ALMEIDA
CURSO: MBA EXECUTIVO EM GESTÃO BANCÁRIA, FINANCEIRA E CONTROLADORIA.
DISCIPLINA: GESTÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS
As Finanças empresariais melhoram a tomada de decisão dos gestores empresariais, viabilizando o financiamento de determinada atividade, além de trabalhar na mitigação de riscos e regularização da empresa junto à legislação vigente. Além disso, permite-se com as finanças empresariais a disponibilização de orçamentos projetados, bem como a projeção de plano de negócios para a demonstração da lucratividade dos projetos em curso, visando inclusive o aumento desse lucro de forma sustentável.
O objetivo central das Finanças empresariais é maximizar o valor, ou seja, os lucros da empresa para seus acionistas no longo prazo, diminuindo os riscos que porventura ocorrerem ao logo do tempo. Além disso, as finanças empresariais é quem recomendam o melhor, mais lucrativo e mais rentável financiamento para determinada operação, melhorando consequentemente os resultados.
O risco é uma condição inerente aos negócios financeiros, aplicações, investimentos, ampliações, etc., porém, a noção do risco deve andar junta dessas diferentes opções de financiamentos e essa função também fica a cargo das finanças empresariais, permitindo à empresa estabelecer estratégias de desenvolvimento e capacidade de financiamento, mostrando acima da rentabilidade desses financiamentos, a sua solvência e liquidez para com a empresa.
O planejamento financeiro das contas da empresa é de fundamental importância para a monitoração do que poderá ser feito com os seus recursos. Organizar os custos, investimentos, gastos com o departamento pessoal, enfim, trabalhar de uma forma transparente sobre o que entra e sobre o que sai no caixa da empresa, indica a real situação de investimento ou de possibilidade de contenção de gastos da empresa, indicando ampliação das suas operações ou retração, para que não se gaste a mais ou a menos. Além disso, o planejamento financeiro pode indicar a futuros parceiros, investidores, banqueiros, está antenada às melhores práticas de governança e de gestão, além de indicar que sua empresa tem ideias para o futuro, pensando em lucratividades sustentáveis.
O plano de negócios financeiro pode ser usado tanto para construir seu projeto e tranquilizar seus funcionários, como para tranquilizar toda a cadeia de empresas e atividades que compõe o sistema financeiro nacional e internacional, considerando que com a globalização econômica, tudo que acontece com empresas nacionais, pode também refletir nas atividades de empresas internacionais, devido aos acionistas internacionais de empresas nacionais, devido aos nossos produtos (commodities, carnes e outros) que são exportados por nossas empresas, que sofrem aumento ou diminuição de preços, além de possíveis embargos e devido a fatores externos às atividades das empresas tais como: catástrofes naturais, epidemias, pandemias, etc., que também refletem nos resultados das atividades empresariais nacionais e internacionais. Empresas cujo planejamento é bem feito, que provisiona recursos para determinados acontecimentos incomuns e que buscam essa organização desde a sua concepção, certamente terão menos impacto diante de acontecimentos que fogem de suas realidades.
...