A GESTÃO DE QUALIDADE
Por: pedrosoa • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.070 Palavras (13 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATPS – GESTÃO DE QUALIDADE
CORDEIRÓPOLIS / SP
2015
[pic 2]
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ADMINISTRAÇÃO
ATPS – GESTÃO DE QUALIDADE
LARISSA COSTA RA: 363245
LILIAN ARAUJO CASSIANO RA: 363252
LUCIANA CASSETARI RA: 363251
PAOLA SANCHES PERUCHI RA: 363316
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Professor Tutor à Distância da Disciplina: Profª: Monica Satolani
Tutor Presencial do Polo: Ailton Pereira
CORDEIRÓPOLIS / SP
2015
ETAPA 1:
PASSO I
O que qualidade? Como seu conceito alterou ao longo do tempo?
Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo o qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente, a qualidade reside no que se faz, aliás, em tudo o que se faz e não apenas no que se tem como consequências disso, ou, em outras palavras, todos os processos de umas determinadas atividades são importantes, se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. A definição de qualidade foi se alterando ao longo do tempo até formar a moderna gestão da qualidade, que deixou operações simples de inspeção para abranger todos os processos , desde marketing até serviços pós entrega, disseminando por toda a cadeia produtiva a necessidade do cliente, atribuindo a todas as áreas responsabilidade especificas para atendê-las.
O que é gestão da qualidade e como foi sua evolução?
A gestão da qualidade total (TQM) é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM tem sido amplamente utilizado em indústrias, educação, governo e serviços. Chama-se total porque seu objetivo é a aplicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. O TQM é composto de estágios tais como: planejamento, organização de controle, liderança. Tanto qualidade quanto manutenção são qualificada de total porque cada empregado participa é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa.
Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade dos produtos ou serviços a conscientização para a qualidade e o reconhecimento da sua importância, tornou a certificação de sistema de gestão da qualidade indispensável para micro e pequenas empresas de todo mundo a certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta a produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados. As formas pelas quais as organizações planejam, definem, obtêm, controlam, melhoram e demonstram a qualidade, têm sofrido contínua evolução, respondendo a mudanças políticas, sociais e econômicas.
Quais foram os principais gurus da Qualidade?
Os principais gurus da qualidade foram:
Walter A. Shewhart, W. Edwards Deming, Joseph M. Juran, Armand Feigenbaum, Philip B. Crosby, Kaoru Ishikawa e Genichi Tagucgi.
Quais são os oitos princípios gestão da qualidade? Explicar.
Principio 1- Qualidade centrada no cliente: o cliente deve ser o centro de tudo nas organizações. O atendimento de suas necessidades, não apenas faz com que seja fidelizado, como provoca para a organização má possibilidade de aumentar seu mercado.
Principio2 – Liderança: vários são os casos de mal sucedidos de implantação de gestão de qualidade, em que os sócios não se envolvem e não se comprometeram desta forma, os sócios e o alto escalão devem sempre, serem os lideres deste processo.
Principio 3- Melhoria continua: Uma organização é um sistema vivo e em permanente aprendizado, frente às megatendências mundiais, o que faz com que precise estar sempre antenada n a absorção de novas tecnologias, técnicas e processos.
Principio 4-Envolvimento das pessoas: para a implantação da gestão da qualidade, além da liderança dos sócios e do alto escalão, todos os níveis devem estar comprometidos e motivados, bem como atualizado, através de vários tipos de valorização e capacitação pessoal e profissional.
Principio 5- Enfoque pró-ativo e resposta rápida: a implantação e permanência de uma filosofia de gestão de qualidade numa organização exige iniciativa de todos, velocidade e precisão nas atividades, para que todos os processos resultantes sejam eficientes e eficazes.
Principio 6- Visão de futuro: devida as fortes variações no ambiente em que se encontra as organizações, estas necessitam acreditar no que podem, elaborar planejamento audaciosos, numa visão de futuro, para que transcendam, as faces e as tendências mundiais.
Principio 7- Gestão baseada nos fatos: A gestão da informação, a serviço da gestão da qualidade pode propiciar os resultados esperados para o atendimento do mercado, ou seja, atualmente não se admite gestão empresarial baseada em dados e em informações que não sejam de valor agregado e que não possam ser medidos e isto exige das empresas a utilização de indicadores de desempenho.
Principio 8- Responsabilidade Social: Antes do uso da responsabilidade social com fins de Marketing institucional, esta é uma necessidade ética e cidadã em qualquer país, em qualquer setor ou atividade, de forma que a esfera empresarial auxilia a sociedade, de alguma forma, a amenizar suas dificuldades e promover o bem social.
...