A GESTÃO PÚBLICA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: Claudia Bastos • 5/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.550 Palavras (19 Páginas) • 129 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GESTÃO PÚBLICA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Eletrobras
Iperó - SP
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GESTÃO PÚBLICA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Eletrobras
Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III) referente ao 1º Bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública – UNIP EaD, sob a Coordenação do Professor Rodrigo Marchesin, com o objetivo de desenvolver o conteúdo estudado.
Iperó - SP
2021
RESUMO
Este projeto integrado multidisciplinar (PIM III) do curso de Gestão Pública da Universidade Paulista -UNIP, tem a finalidade de estudar a organização Eletrobras. Fazendo uso da pesquisa qualitativa, pesquisa documental e pelo estudo de caso. Objetivando coletar dados e observar sua contabilidade, administração de recursos humanos e as relações dos gestores com os colaboradores. Dessa forma, podendo relacionar as informações obtidas com as disciplinas apresentadas neste bimestre. Por conseguinte, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, é possível analisar os demonstrativos financeiros da Eletrobras, com o intuito de verificar a saúde da empresa neste quesito. Ademais, uma análise do ambiente interno pode indicar como está a gestão de pessoas e seu rendimento. Resultando na importância dos relatórios e indicadores contábeis e de um bom clima organizacional. Com isso, foi entendido que a organização examinada está em situação estável, porém caso motivasse mais seus funcionários, teriam melhores benefícios em relação a produtividade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................ 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO ......................................................................... 7
2.1 Contabilidade ................................................................................. 7
2.2 Recursos Humanos na Administração Pública .............................. 8
2.3 Dinâmica das Relações Interpessoais .......................................... 9
3 ESTUDO DE CASO ................................................................................... 10
3.1 Descrição da Organização ............................................................
3.2 Aspectos Práticos das Disciplinas ................................................
3.3 Contabilidade
3.4 Dinâmica das Relações Interpessoais
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................
REFERÊNCIAS .............................................................................................
1. INTRODUÇÃO
A Gestão Pública é definida como “conjunto de atividades que envolvem a aplicação dos conhecimentos teóricos da Administração e das Ciências Gerenciais no setor público ou no processo de interação com esse setor” (FERREIRA, 2014).
O estudo da gestão pública, possibilita uma análise do sistema administrativo e governamental, proporciona uma verificação da viabilidade de políticas públicas, bem como o andamento de projetos nas esferas municipais, estaduais e federais, com finalidade de formar um ente federado com serviço público alinhado (BERALDO; MEDEIROS; ARRUDA, 2020).
Ao longo da história da Gestão Pública, em específico no que se refere ao planejamento governamental exigidos pelo contexto da industrialização, destaca-se a criação das primeiras empresas estatais brasileiras, que consiste em empresa criada por meio de lei, que pertence ao governo e é controlada total ou parcialmente por algum nível governamental. Geralmente, empresas estatais são criadas para administrar recursos estratégicos do país e garantir que a população tenha acesso a eles. Sendo regulamentada no Brasil, por meio da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, popularmente conhecida como Lei das Estatais (MORAES, 2019)
Dentre as primeiras estatais criadas destacam-se a Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale), a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), o BNDE (atual BNDES), e a Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), que será objeto de estudo deste trabalho, dentre outras.
A Eletrobras é uma empresa de capital aberto, que tem como acionista majoritário o governo federal que trabalha na geração e transmissão de energia elétrica no país e contribui para que a matriz energética brasileira seja uma das mais limpas e renováveis do mundo. Também atua nos segmentos de comercialização e eficiência energética, além de programas como o Procel, o Programa Luz para Todos e o Proinfa. Sendo considerada a maior companhia do setor elétrico da América Latina, adotando estratégias voltadas para governança e conformidade, excelência operacional, disciplina financeira, atuação sustentável e valorização das pessoas.
Segundo dados divulgados pela Eletrobras, a mesma possui capacidade geradora equivalente a cerca de 1/3 do total da capacidade instalada do país, sendo mais de 90% de fontes com baixa emissão de gases de efeito estufa, bem como, a mesma se destaca como líder em transmissão de energia elétrica no Brasil, com aproximadamente metade do total de linhas de transmissão do país em sua rede básica, em alta e extra-alta tensão.
Neste sentido, entendendo a importância da prestação do serviço fornecido pela Eletrobras no alcance de bem-estar social e econômico do país, bem como o desafio na adoção de boas práticas para otimização do sistema de gestão das organizações, este estudo buscou analisar, a partir de um estudo de caso da estatal Eletrobras, os aspectos da Contabilidade, Recursos Humanos e Dinâmica das Relações Interpessoais.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Contabilidade
Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro, analisando todos os fatos econômicos e financeiros que ocorrem em uma entidade,tendo como objetivo o fornecimento de informações de natureza econômica e financeira de uma entidade. Segundo Marion (2005, p. 26):
O objetivo principal da contabilidade, portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
...