A Gestão da Qualidade
Por: liidia28 • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 5.591 Palavras (23 Páginas) • 201 Visualizações
REVISÃO AV1
GESTÃO DA QUALIDADE
- Primeiramente, o que é Qualidade?
Qualidade é característica daquilo que atende as necessidades e expectativas do cliente.
- Qual a importância da Qualidade?
Um cliente satisfeito é uma excelente fonte de propaganda para a empresa. Ao contrário, um cliente insatisfeito dará suas recomendações colocando em risco a empresa e o trabalho.
- Como surgiu a Qualidade?
Na Revolução Industrial.
- O que vem a ser Gestão da Qualidade?
Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes.
A Gestão significa POC3 + M : (Planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar) + a Melhoria.
- Quais as vantagens da Gestão da Qualidade Total? (TQM)
O crescimento da produtividade, minimizar os custos internos, fazer crescer a satisfação e a confiança dos consumidores, proporciona uma melhoria contínua aos produtos e processos.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento | Organização | Liderar/Executar/Dirigir | Controle |
É a função administrativa que determina os objetivos e meios que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. | Ordenar os recursos necessários à execução do trabalho. | Decisões de execução de planos. | Controlar é saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, providenciando as correções necessárias para assegurar a realização dos objetivos |
~Revolução Industrial~
- HENRY FORD
- Ford introduziu um novo conceito de produção, a linha de montagem.
- Cada um fazia sua parte sem se preocupar com a qualidade do todo.
- Esse novo conceito obrigou a criação do Inspetor de Qualidade (Inspeção)
- O inspetor ficava no final da linha de montagem aceitando ou recusando os produtos, o que ainda assim, não era suficiente, pois ainda havia muitos prejuízos.
- W. E. DEMING
- O Japão destruído pela 2ª Guerra Mundial, estava muito interessado em reerguer o país com qualidade.
- No Japão a partir de 1950, Deming ensinou altos executivos a como melhorar projetos, a qualidade dos produtos, teste e vendas (por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos.
EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE
~> Fases importantes que marcaram a mudança de atitude do cliente e das empresas através dos séculos.
- O cliente feudal ou o cliente na Idade Média
- O cliente da Era Industrial
- O cliente ignorado ou a Era do Produto
- A Era do cliente
- O cliente feudal
~> Final do século XIV, quando vivia-se o período de transição do Feudalismo para o Capitalismo, fenômeno social iniciado na Inglaterra, se inicia então, o processo de perda de foco no cliente.
~> Nessa época, a produção dos artigos vendidos era feita por artesãos e isso fazia com que existisse uma estreita relação entre quem produzia (o artesão) e o consumidor.
- O cliente da Era Industrial
~> Com o advento da especialização (revolução industrial através da mecanização a partir do século XVII), a produção deixa de ser doméstica para entrar numa escala industrial, contribuindo para a perda de contato, entre o produtor e o cliente final.
~> Com o passar do tempo o comércio crescia, tornando-se cada vez mais complexo, e a relação entre o produtor e o cliente final passou a existir uma rede de intermediários, interminável (e existe até hoje). Com isso, as empresas ficavam cada vez mais distantes dos clientes.
- O cliente ignorado ou a Era do Produto
~> O clímax da perda de foco nos clientes, foi a principal característica da “Era do Produto”.
~> Essa época tem como marco o Pós Segunda Guerra Mundial, quando a economia mundial teve um crescimento significativo, dando início a uma época de euforia consumista, onde tudo que se fabricava era vendido.
~> Quanto ao aspecto empresarial da época, o importante era produzir. A qualidade e o custo de produção NÃO tinham importância, pois, sendo bom ou ruim, o produto tinha aceitação fácil e assegurada. Desta forma, a concorrência das empresas eram apenas a sua própria capacidade de produção.
~> O consumidor tinha que aceitar os produtos tal como eram fabricados.
- A Era do Cliente
~> A história começou a mudar na década de 70. A crise do petróleo fez com que o mundo vivesse um período de crise econômica.
~> Uma série de fatores políticos, econômicos e sociais contribuíram para a consolidação de uma mudança radical no comportamento do consumidor.
~> Já não se vendia com a mesma facilidade de antes e a consequência foi a transformação na forma de relacionamento das empresas com seus clientes.
~> Naquele período, a revolução do cliente, ganhava força de maneira simultânea ao desenvolvimento e difusão da qualidade no mundo todo.
~> A referência era o Japão, que reergueu-se do Pós Segunda Guerra Mundial, quando fora humilhado sob a tutela dos americanos.
~> O crescente nível de competição empresarial tem contribuído para que o cliente assuma o controle e direcione o mercado no mundo todo.
- PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PARADIGMAS INDUSTRIAL E PÓS INDUSTRIAL
[pic 1]
~> Obs: No Fordismo, havia grandes estoques e inventários, era voltado apenas para recursos, havia perda de tempo de produção, por causa do preparo das máquinas.
~> Obs²: No Toyotismo, não havia estoques, havia rejeição imediata de peças com defeito, era voltada para a demanda.
...